principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Programa Regional de apelo à cidadania e participação nas eleições para o Parlamento Europeu

 

No âmbito do Programa Regional de apelo à cidadania e participação nas eleições para o Parlamento Europeu, o Governo dos Açores realizou na Região uma série de iniciativas, promovendo assim o arquipélago como uma região consciente, interessada e participativa nos assuntos da União Europeia.

Durante o mês de Março tiveram lugar trinta sessões de esclarecimento em todas as ilhas do arquipélago, destinadas aos jovens de todas as escolas secundárias, em particular, e à sociedade civil açoriana, em geral.

 

Estas sessões promovidas pelo Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e Direcção Regional da Juventude, em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, pretenderam sensibilizar a população açoriana para a cidadania, em geral, e importância da participação cívica, muito em particular, nas eleições para o Parlamento Europeu, com especial destaque para os jovens que, neste ano, exercem pela primeira vez o seu direito de voto.

Na semana de 14 a 20 de Abril esteve patente ao público, no Teatro Micaelense, a exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História”, inserida num road-show nacional sobre as eleições para o Parlamento Europeu e promovida pelas representações em Portugal do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

 

A exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História” é uma exposição de base fotográfica, que reúne uma série de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com especial incidência nas relações entre Portugal e o processo de integração europeia, e que se divide em quatro períodos marcantes, com início no pós II Guerra Mundial

Durante esta semana,  também esteve instalada uma 'choice box' junto à Igreja Matriz de Ponta Delgada, onde os cidadãos tiveram oportunidade de deixar as suas sugestões e opiniões sobre a UE e as suas políticas.

 

No centro histórico de Ponta Delgada houve animação de rua e a distribuição de material informativo sobre a União Europeia e eleições para o Parlamento Europeu.

  

 

A participação dos cidadãos açorianos nestas iniciativas traduziu-se em números significativos, com quase um milhar de pessoas a participarem nas sessões de esclarecimento, cerca de setecentas a visitarem a exposição e cerca de oito dezenas a deixarem as suas opiniões na caixa de sugestões.

NOTAS INFORMATIVAS GACS

Campanha sobre eleições europeias arrancou em Santa Maria
Sessões de Esclarecimento “Cidadania Europeia: Conheça os seus Direitos”
Jovens devem dar exemplo da participação cívica
Portugal Europeu em exposição no Teatro Micaelense

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal