principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Membros da Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores no período 2009-2014

 

Apresenta-se o elenco da Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores vigente no período entre 2009 e 2014.

A comissão é composta por cinco técnicos especializados na área de arquivo, um jurista e um técnico da área das tecnologias da informação e comunicação. Nela têm assento as administrações regionais autónomas e locais.

Elisabete Raposo
Coordenadora da Comissão

Nasceu em Ponta Delgada.

Licenciada pela Universidade dos Açores em História (Científica) em 1997.
Pós-Graduada em Ciências Documentais (variante de Arquivo) em 2003.

Lecionou aulas teórico-práticas de História Cultural e das Mentalidades dos Séculos XV a XVII (3º ano da Licenciatura em História) por convite da Professora Doutora Margarida Lalanda Gonçalves, no ano letivo de 1998/1999.
Lecionou a componente de Arquivo, da disciplina Arquivística e Biblioteconomia, no âmbito da Licenciatura Património Cultural, 2005 a 2007, tendo elaborado o programa curricular na componente de arquivo.
Por nomeação do Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, assume a coordenação do grupo de trabalho que elaborou os diplomas regionais que visam estabelecer e regulamentar a política arquivística para a Região Autónoma dos Açores, em Maio de 2005.
Por nomeação do Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, assume a coordenação da Comissão para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores, cargo que ainda desempenha, desde Fevereiro de 2009, cargo que ainda desempenha.
Por solicitação do Gabinete do Presidente do Governo Regional dos Açores elaborou a proposta Elaborou a proposta de Portaria que publica a tabela de preços a ser aplicada pelas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais.
Foi membro da Direção da Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, nos triénios de 2005/2007 a 2008/2010.
Foi Presidente do Conselho Fiscal da Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio de 2010/2013.
Membro do Concelho Diretivo Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no triénio 2014/2016.
Vice-presidente do Centro de Bem Estar Social João XXIII – Os Traquinas (Instituição Particular de Solidariedade Social).
Coordena o Centro de Informação da Secretaria-Geral da Presidência do Governo Regional dos Açores, desde Maio de 2009.

No âmbito das suas atividades tem organizado e participado em vários Encontros e eventos na área de Arquivos, Bibliotecas e gestão da informação.



Ana Cristina Moscatel Pereira Viveiros
Membro da Comissão

Nasceu em Ponta Delgada, a 10 de Fevereiro de 1979.
Licenciada em História, Pós-Graduada em Ciências Documentais (variante de Arquivo).
É Técnica Superior de Arquivo na Câmara Municipal da Ribeira Grande desde Setembro de 2004.
No âmbito das suas actividades profissionais tem participado em vários Encontros da área dos Arquivos como oradora e como organizadora dos mesmos.
Integra a Comissão Coordenadora dos Arquivos da Região autónoma dos Açores em representação da Associação de Municípios Região Autónoma dos Açores.

Hélio Corvelo de Freitas
Membro da Comissão

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, e Pós-Graduado em "Direito Regional", curso promovido pela Universidade dos Açores e pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1999 e 2000.
Assessor Principal, área jurídica, no quadro da Ilha Terceira, afecto à Direcção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).
Exerceu funções dirigentes durante cerca de 23 anos.
Foi membro da CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos), em representação da Região Autónoma dos Açores (1995 e 1996), nomeado pelo Presidente do Governo Regional.
Elaborou largas dezenas de diplomas, designadamente propostas de decretos legislativos regionais, decretos regulamentares regionais, portarias e despachos conjuntos.

Rui Guilherme da Silva Vieira
Membro da Comissão

Nasceu em Ponta Delgada na ilha de S. Miguel, a 24 de Junho de 1977.
Licenciou-se em Engenharia Informática e de Computadores, ramo Sistemas de Informação, no Instituo Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 2003.
Exerce funções na Secretária Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos – Direção Regional da Ciência Tecnologia e Comunicações. Enquanto membro do Centro Coordenador das Comunicações e Tecnologias de Informação e Inovação, participa em diversos projetos no âmbito das TIC.

José Avelino Rocha dos Santos
Membro da Comissão

Mestre em História Insular e Atlântica (Séculos XV - XX), Pós-graduado em Ciências Documentais, variante de Arquivo e Licenciado em História e Ciências Sociais (ensino de), pela Universidade dos Açores.
Assessor Principal de Arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.
Primeiro Director do Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa.
Leccionou História Contemporânea de Portugal no Curso de Complemento de Formação para Educadores de Infância, da responsabilidade da Escola Superior de Educação de Leiria.
Ex-docente do Quadro de Nomeação Definitiva do 10º Grupo-A (História).
Autor de alguns trabalhos no campo da História dos Açores.

Edite Maria da Terra Raulino Azevedo
Membro da Comissão

Curso de preparação de Técnicos Auxiliartes de Arquivo, promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivístas e Documentalistas, no ano de 1983.
Coordenadora do Sector de Arquivo e Expediente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Reconvertida na categoria de Técnica Adjunta de Arquivo Especialista Principal, do quadro de pessoal da ALRAA, por força da aplicação do Decreto-Lei n.º 404-A/98, de 18 de Dezembro.
Nomeada Coordenadora do Sector de Arquivo e Expediente, pelos despachos de Sua Excelência o Presidente da ALRAA, de 9 de Janeiro de 2001 e da Secretária-Geral da ALRAA, de 4 de Janeiro de 2010.
Louvor de Sua Excelência o Presidente da ALRAA, Alberto Romão Madruga da Costa, em 1995.

Pedro Pacheco de Medeiros
Membro da Comissão

Nasceu em Lisboa.
Licenciado em História (via científica), em 1989, Pós-graduado em Ciências Documentais (variante Arquivo), em 1994, pela Universidade dos Açores.
Desempenha funções de Técnico Superior na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada desde 1999.
Entre 1992 e 1999 exerceu funções de Técnico superior nos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores.
Docente do Ensino Secundário, disciplina de História, entre 1989 e 1992, e de Arquivos, em diversos cursos profissionais (EPROSEC), no curso de Técnicos Profissionais de Arquivo (BAD) e na Pós-graduação em Ciências Documentais (Universidade dos Açores).
Possui trabalhos publicados na área de arquivo.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal