principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Dia da Europa 2013

 

A equipa 'Eurocorvinos', da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, no Corvo, foi a grande vencedora do concurso 'Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia', uma iniciativa do Governo dos Açores integrada nas celebrações do Dia da Europa.

Os alunos Rui Pimentel, Flávio Freitas e Diogo Valadão Vieira, que integravam a equipa da mais pequena ilha dos Açores, receberam como prémio uma deslocação a Bruxelas, onde visitarão as principais instituições da União Europeia.

As celebrações do Dia da Europa, que se assinalou quinta-feira, envolveram jovens das nove ilhas do arquipélago, selecionados através do concurso multimédia 'Cidadania Europeia: Um Olhar Açoriano'.
Na final, o primeiro lugar foi conquistado pela equipa do Corvo, seguindo-se 'Os Arriagas', da Escola Secundária Manuel Arriaga, no Faial, composta pelos alunos José Freitas, Maria Castro e Pedro Costa, tendo ficado em terceiro a equipa 'Jovens Ocidentais', da EBS Padre Maurício de Freitas, nas Flores, que integrava os alunos Carina Ramos, Andreia Noia e António Machado.

A final do 'Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia' registou ainda a participação das equipas 'Os Milhafres' (Ana Morais, Ana Serpa e Duarte Neves), da EBS de S. Roque, no Pico, 'Bugaboos 2.0' (Oriana Machado, Jessica Gomes e Bárbara Santos), da EBS da Calheta, em S. Jorge, 'Os Lilases' (David Santos, Inês de Freitas e Maria Cunha), da EBS Tomás de Borba, na Terceira, 'Eurotiks' (André Pacheco, Rafael Almeida e Francisco Lobato), da EBS de Santa Maria, 'Andrómeda' (Manuel Faria, Nuno Rebelo e Pedro Gaipo) da ES da Ribeira Grande, em S. Miguel, e 'A.M.A.Europa' (Miguel Ângelo Estorninho, Ana Patrícia Leite e Andreia Espínola Sousa) da EBS da Graciosa.

Durante a sessão comemorativa do Dia da Europa foram também anunciados os melhores trabalhos multimédia, tendo o primeiro lugar sido atribuído à equipa 'A.M.A.Europa', da EBS da Graciosa.
Foram ainda atribuídas menções honrosas às equipas 'Os Arriagas', da ES Manuel Arriaga, ‘Técnicos de Turismo’ (Sofia Bela Fernandes, Fábio Menezes e Derrick Horta) da Escola de Formação Turística e Hoteleira, e 'Andrómeda', da ES da Ribeira Grande, ambas de S. Miguel.

O programa comemorativo do Dia da Europa, organizado pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, juntou cerca de duas centenas e meia de jovens na Escola Secundária da Lagoa.

A iniciativa incluiu momentos de declamação de poesia e de execução de música tradicional por alunos e professores dos Clubes Europeu, de Teatro e de Música daquele estabelecimento de ensino, bem como a exibição dos melhores trabalhos do concurso 'Cidadania Europeia: Um Olhar Açoriano'.

As equipas participantes visitaram ainda o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e o Centro de Ciência Expolab.

PROGRAMA COMEMORATIVO

Programa Dia da Europa 2013.pdf

NOTAS INFORMATIVAS GACS

Alunos do Corvo em visita a Bruxelas

Equipa do Corvo venceu concurso 'Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia'

Rodrigo Oliveira destaca papel dos jovens na construção da Autonomia e integração na Europa

Jovens de todas as ilhas celebram o Dia da Europa

Governo Regional promove concurso multimédia "Cidadania Europeia: um Olhar Açoriano"

RESULTADOS DO CONCURSO MULTIMÉDIA

Resultados da 1ª fase do concurso multimédia Dia da Europa 2013.pdf
 
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

Regras do Concurso 'Os Açores e a UE' - Dia da Europa 2013.pdf

Regulamento Dia da Europa 2013.pdf

CARTAZ

Cartaz Dia da Europa 2013.pdf

VER EDIÇÕES ANTERIORES

Dia da Europa, São Miguel, 9 de Maio 2012

Dia da Europa, Graciosa, 9 de Maio 2011

Dia da Europa - Flores, 6 de Maio 2010

Dia da Europa - Terceira, 8 e 9 de Maio 2009

Dia da Europa - Faial, 9 de Maio 2008

Dia da Europa - São Miguel, 9 de Maio 2007

 
Anexos:

Regulamento Dia da Europa 2013.pdf

Cartaz Dia da Europa 2013.pdf

Cartaz Dia da Europa 2013.jpg

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal