principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Manual do Empreendedor

 

Imagem Manual do Empreendedor

Quando falamos de empreendedorismo ou de oportunidades empreendedoras não podemos esquecer algumas exigências que são fundamentais para que um indivíduo seja capaz de reconhecer uma oportunidade: o conhecimento prévio que detém sobre determinada área e que lhe permite compreender melhor todos os aspectos relacionados com essa mesma área, e as suas aptidões intelectuais que estão directamente relacionadas com a capacidade para avaliar essas oportunidades.

Portugal é o país da Europa onde a vontade de empreender é mais elevada. No entanto, é também aquele onde, o caminho que leva da vontade aos actos, é o mais longo. Encurtar esse caminho é a função das sociedades que tentam a todo o custo desafiar os seus agentes para que estes debatam, promovam e expliquem o empreendedorismo, dentro das empresas ou fora delas.

O Manual do Empreendedor assume-se como um contributo ao percurso essencial do empreendedor; um contributo pela via da informação.

Dividido em três partes distintas e complementares, o Manual do Empreendedor reúne um conjunto de informações de carácter geral. Numa primeira parte é possível encontrar um enquadramento teórico do empreendedorismo. Ao tentar responder às mais diversas perguntas, a primeira parte deste documento procura mostrar de que são feitos os empreendedores. Como elaborar um plano de negócios, como criar uma empresa e qual a forma jurídica mais adequada são alguns dos pontos que compõem a segunda parte do Manual do Empreendedor que termina com a gestão da empresa. Já a última parte percorre os caminhos que vão desde o financiamento, passando pelo planeamento estratégico e pela gestão dos recursos humanos.

Obtenha aqui o Manual do Empreendedor

 

 

 





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal