A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o projeto 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!', uma iniciativa do Governo dos Açores, já envolveu mais de 10 mil alunos de todas as ilhas nas suas cinco edições.
“Estes números são importantes porque revelam a dimensão do programa e são testemunho e evidência da importância que atribuímos a este projeto e dos recursos que alocamos para a sua realização”, afirmou Isabel Rodrigues.
A Secretária Regional falava na sessão de abertura do Concurso Regional Ideiaçores 2015, que também contou com a participação do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.
Este concurso de ideias de negócio inovadoras, que decorre hoje na Universidade dos Açores com a participação de 89 alunos e professores de 29 escolas da Região, culmina a edição deste ano do programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!'.
Este ano, participaram neste programa cerca de 2.500 alunos e professores de todos os graus de ensino.
O programa, segundo Isabel Rodrigues, visa “desenvolver nas crianças e jovens um conjunto de capacidades, como a iniciativa, o assumir riscos, a autoconfiança na execução de projetos, que se traduzem, quando adultos, numa capacidade empreendedora que reverte, naturalmente, a favor do desenvolvimento da Região”.
Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu que atualmente, ao contrário do passado, a “chave” da riqueza das nações “é o conhecimento”.
“A chave da riqueza das nações é o Homem. O seu ativo mais importante é o cérebro, de onde brotam as ideias que trazem inovação. É a inovação que faz mudar o mundo”, frisou Avelino Meneses.
Na sua intervenção, salientou que “os tempos estão a mudar", acrescentando que "longe vai o tempo em que tudo dependia do Estado, longe vai o tempo em que o Estado era visto como uma entidade salvadora".
"Hoje é cada vez mais difícil que isto aconteça. Os empregos por conta de outrem são, cada vez mais, incertos”, frisou, pelo que “é preciso incutir nas crianças, nos jovens e nos adultos o sentido da iniciativa e o empreendedorismo não é mais do que isso”.
Para Avelino Meneses, é esse sentido de iniciativa que é necessário “passar para as gerações mais novas, para que elas tenham responsabilidade económica e para que, ao saírem dos estabelecimentos de ensino, sejam médios ou superiores, possam ser promotores de iniciativa e construtores dos seus próprios empregos”.
O programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!' é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, com a participação da SDEA e da GesEntrepreneur, empresa especializada em Educação em Empreendedorismo, que elaborou o pacote didático de todo o projeto.