A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, na Ribeira Grande, que o concurso LABJOVEM - Jovens Criadores dos Açores “tem contribuído sobremaneira para a criação de riqueza no setor criativo e cultural”.
Pilar Damião, que falava na apresentação da quinta edição do Concurso Labjovem, salientou que este programa "é mais um instrumento que permite o aprofundamento da economia criativa na Região”.
A Diretora Regional assegurou, assim, que “a aposta na criatividade e no capital humano é prioritária para o Governo dos Açores que, por seu turno, pretende desenvolver uma economia moderna e competitiva”.
“Tal economia criativa, para além de interdisciplinar e transetorial, em que tudo está relacionado, desafia o espírito empreendedor, inovador, crítico e reflexivo dos jovens Açorianos”, acrescentou.
“Ao dinamizarmos um leque de formas de criatividade, através do concurso de jovens criadores dos Açores LABJOVEM, estamos a potenciar recursos, esforços e boas práticas para a valorização e viabilidade económica da criatividade”, frisou Pilar Damião.
O concurso LABJOVEM destina-se a jovens até aos 35 anos, podendo ser apresentados projetos nas áreas de Arquitetura, Artes Cénicas, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Vídeo e Música.
Este ano, pela primeira vez, será incluída a área de Design de Cerâmica.
O prazo das candidaturas do V Concurso LABJOVEM decorre até 30 de novembro, podendo os interessados podem submeter a sua candidatura através do endereço eletrónico http://www.labjovem.pt.
Deste concurso resultará uma seleção de projetos que será apresentada nos Açores sob o formato de Mostra Regional.
O Concurso LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas Açorianos.