O Diretor Regional da Juventude destacou, na Horta, o papel que o Governo dos Açores tem desempenhado no envolvimento e na dinamização de políticas de juventude, que envolvem “milhares de jovens ao longo dos anos, todos os anos”.
Lúcio Rodrigues falava domingo no âmbito da iniciativa 'Crescer é Arte', desenvolvida em conjunto pela Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA) e pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) para assinalar o Dia Internacional da Juventude.
A iniciativa, integrada na Semana do Mar, juntou várias dezenas de jovens e técnicos de acompanhamento, que realizaram uma pintura na Marina da Horta, com o objetivo de “promover a inclusão social, por meio da arte”.
Lúcio Rodrigues, em declarações à margem do evento, destacou o “trabalho transversal” que o Governo Regional tem desenvolvido com os jovens, lembrando que “só através da Direção Regional da Juventude, o Executivo tem investido muitos milhares de euros ao longo dos últimos anos, apoiando as associações juvenis para que desenvolvam iniciativas de relevo junto dos jovens Açorianos, como foi o caso desta iniciativa ‘Crescer é Arte’”.
O Diretor Regional realçou também a “forte aposta que o Executivo tem feito ao nível da formação profissional”, recordando que, “só nos últimos quatro anos, mais de 8.300 jovens Açorianos frequentaram formação profissional”.
Lúcio Rodrigues frisou ainda que, "a cada ano, cerca de 1.700 jovens frequentam programas que abrem novas perspetivas, como os programas Estagiar L ou T”.
“Só o programa OTL-J envolve, apenas no ano de 2018, cerca de 3.200 jovens Açorianos em mais de 1.000 projetos, em toda a Região”, sublinhou.
Para Lúcio Rodrigues, este é um trabalho “contínuo e que tem produzido resultados, quer no desenvolvimento dos jovens, na sua formação”, mas também na “criação de oportunidades para que decidam fixar-se nos Açores, contribuindo para o desenvolvimento da sua terra”.
“Estamos a fazer, em conjunto e em consonância com as associações de juventude da Região, um trabalho de fundo, com um rumo bem definido e com metas muito concretas, como o aumento da qualificação profissional, o reforço da empregabilidade ou o estímulo de uma maior participação cívica por parte dos nossos jovens", afirmou.
"É isso que nos move e é rumo a essas metas, que são ambiciosas, que continuaremos a trabalhar diariamente”, garantiu Lúcio Rodrigues.
O Dia Internacional da Juventude celebra-se todos os anos a 12 de agosto, por definição da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa.