O Plano do Governo Regional para 2019 na área da juventude apresenta um reforço nas medidas e politicas para as áreas da cidadania e voluntariado local e internacional, associativismo, ocupação de tempos livres, empreendedorismo, formação, criatividade e mobilidade juvenil.
No âmbito da cidadania e da participação cívica, em 2019, o Governo dos Açores desenvolverá um conjunto de medidas e ações que possam fomentar essa vontade dos jovens em intervir mais no futuro da região, consolidaremos e reforçaremos a plataforma “Voluntariado Jovem: Tu fazes a diferença” com o objetivo de promover a cooperação estreita e solidária entre os jovens das várias ilhas do Arquipélago dos Açores.
O Governo continuará a promover a participação cívica dos jovens através do Orçamento Participativo dos Açores, na área da Juventude, e da execução do “Parlamento dos Jovens”.
O Associativismo Juvenil será igualmente reforçado não só nos apoios aos planos de atividades e outras iniciativas das Associações Juvenis, mas também na atenção necessária para adequar o movimento associativo às novas realidades, através do Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem - SIAJ.
Os programas de ocupação de tempos livres, OTLJ e Entra em Campo, manter-se-ão, com as alterações já efetuadas recentemente, desenvolvendo ações em contexto pré-laboral.
No âmbito da formação dos jovens enquanto estratégia de desenvolvimento de uma cultura de iniciativa, de incentivo ao dinamismo, à criatividade, à autonomia e à tomada de decisão, manter-se-á o Programa Educação Empreendedora, que em 2019 entrará numa plataforma europeia de boas práticas e fomento ao empreendorismo.
Estender-se-á, ainda, a “Academia J” enquanto projeto formativo de desenvolvimento de competências tecnológicas, criatividade e empreendedorismo aos jovens das ilhas das Flores, Corvo e Faial.
O Plano para a área da Juventude 2019 mantém como área de elevado interesse as indústrias criativas e culturais, nomeadamente através do Programa “Põe-te em Cena” e da realização de parcerias com Associações culturais para a execução de iniciativas como os festivais “Walk and Talk” e “Tremor” e o Concurso Labjovem.
Em relação à mobilidade juvenil, o Governo dos Açores reforça esta área através de alterações regulamentares ao programa “Bento de Góis”, que o enriqueçam, na sua vertente internacional, aumentando a idade dos beneficiários para 28 anos, e facilitando procedimentos, nomeadamente no que respeita ao período de candidaturas.
O cartão Interjovem manter-se-á, passando também a ser um passaporte cultural, com entradas gratuitas nos centros interpretativos e museus da região.
O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, continua a trabalhar para uma juventude Açoriana melhor preparada e mais comprometida com a construção do futuro da nossa região, com a consciência de que os jovens dos Açores darão contributos muito importantes para o futuro das nove ilhas.