O Diretor Regional da Juventude realçou hoje, em São Miguel, a importância de trabalhar com diversas entidades no fomento do empreendedorismo, considerando que as autarquias locais são “parceiros privilegiados para atingir esse fim”.
Lúcio Rodrigues falava no final de uma visita à Feira Empreendedora da Lagoa, uma iniciativa realizada anualmente perto do final do ano letivo com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.
A autarquia disponibiliza algumas dezenas de quiosques aos alunos de diversas escolas do concelho, onde eles divulgam e comercializam os seus produtos, sendo as transações feitas em 'empris', moeda que pode ser adquirida no 'banco empreendedor'.
Lúcio Rodrigues destacou “todo o trabalho e todo o empenho de alunos e professores, mas também de encarregados de educação e da própria autarquia, em organizar este evento”.
A Feira Empreendedora da Lagoa, frisou o Diretor Regional, é “muito mais do que um evento anual, gerador de boas vontades”, assumindo-se como “um verdadeiro desafio que força todos a pensar 'fora da caixa' e a desenvolverem as suas ideias de negócio, sejam mais ou menos inovadoras”.
“Nesta feira empreendedora constatei, 'in loco', o entusiasmo contagiante dos jovens envolvidos e até as suas estratégias comerciais para captar clientes. Isso pode, à primeira vista, parecer um aspeto menor, mas o facto é que estamos a falar de uma forma lúdica de desenvolver competências que serão muito úteis a estes jovens na sua vida futura”, afirmou.
O Diretor Regional lembrou que o programa Educação Empreendedora já envolveu cerca de 20 mil jovens das escolas do arquipélago ao longo dos últimos anos, salientando que, na semana passada, foi possível testemunhar, na final do 8.º Concurso Regional IdeiAçores, "dezenas e dezenas de boas ideias, com aplicabilidade prática”.