O plano formativo ‘Academia J’, que decorreu este ano nas ilhas Terceira e São Miguel, será alargado no próximo ano às ilhas das Flores e Corvo, estando em análise a sua extensão também a outras ilhas, designadamente ao Faial, anunciou o Diretor Regional da Juventude.
“Depois do êxito que o primeiro ciclo formativo alcançou nas ilhas Terceira e São Miguel, concretizaremos agora aquela que era uma das nossas aspirações, delineadas logo desde o início, que era alargar este projeto a mais ilhas do arquipélago”, frisou Lúcio Rodrigues, que falava no final de um ciclo de reuniões com associações juvenis e outros agentes do setor que decorreu ao longo de dois dias nas ilhas do Corvo e das Flores.
Lúcio Rodrigues salientou que o caminho que a Região tem traçado na área da juventude é “claro” e “assente nos pilares estratégicos definidos no início da legislatura para este setor, nomeadamente a criação de condições para uma maior empregabilidade, o fomento da qualificação profissional dos jovens e o reforço da participação cívica da juventude açoriana”.
“Naturalmente, sendo a Região composta por nove ilhas, é nossa missão proporcionar oportunidades para os jovens de todas as ilhas, naquele que é mais um contributo para o reforço da coesão territorial dos Açores, desta feita na área da juventude”, acrescentou.
O plano formativo ‘Academia J’ envolveu várias dezenas de jovens, em maio e junho deste ano, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, em momentos formativos que abrangeram a comunicação, a organização de eventos e o marketing digital.
A ‘Academia J’ é um plano de formação criado pela Direção Regional da Juventude com o objetivo de complementar a formação académica e profissional dos jovens açorianos, contribuindo para o aumento da sua empregabilidade e para a melhoria das suas competências.
Na ilha do Corvo, o Diretor Regional da Juventude reuniu-se com a Direção da Associação de Juventude do Corvo e com o Agrupamento 1181 do Corpo Nacional de Escutas, enquanto nas Flores esteve reunido com a Direção da Associação de Jovens das Flores e com o Agrupamento 691 do Corpo Nacional de Escutas.