O Diretor Regional da Juventude destacou, em Angra do Heroísmo, o papel que as associações de juventude desempenham na sociedade açoriana, considerando que são “agentes locais de desenvolvimento de grande importância”.
Lúcio Rodrigues, que falava terça-feira no final de uma reunião com a ICHTUS - Associação de Juventude do Porto Judeu, salientou que “o futuro se faz, precisamente, em conjunto com estes agentes locais de desenvolvimento”.
Nesta reunião, o Diretor Regional teve oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, o plano de atividades daquela associação para este ano, manifestando a sua "pertinência”, por “englobar áreas tão vitais como a inclusão social, os hábitos de vida saudáveis, a criatividade, a mentoria, entre outras”.
Lúcio Rodrigues destacou ainda o projeto 'Abre a Porta', promovido por aquela associação, que consiste no desenvolvimento de um trabalho e no estreitamento de laços intergeracionais, estimulando o contacto entre os mais jovens e os mais idosos.
“É um bom exemplo de um projeto de voluntariado jovem, que combate a infoexclusão dos idosos, visando a promoção de uma maior autonomia destes na utilização dos meios tecnológicos”, frisou, salientando que a ICHTUS mantém “uma bolsa de jovens que estão na disposição de, em local, dia e hora combinadas com o idoso, se deslocarem à sua residência, colmatando as suas dúvidas em matéria de tecnologia”.
Para Lúcio Rodrigues, este projeto “congrega vontades” e “promove uma experiência intergeracional enriquecedora para todos os participantes”.
“O trabalho de parceria que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver com as associações de juventude reveste-se de uma grande relevância e é para continuar, porque é com estes agentes que estamos a construir um bom futuro para a nossa Região”, garantiu Lúcio Rodrigues.