O projeto de inclusão social de jovens através do desporto denominado 'Equipa-te' está a ser alargado este ano a três ilhas dos Açores, passando a funcionar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, anunciou o Diretor Regional da Juventude.
Lúcio Rodrigues falava quarta-feira, na Horta, à margem de uma visita ao Clube Desportivo dos Flamengos, onde o projeto já se encontra em fase de implementação.
O ‘Equipa-te’ é uma iniciativa desenvolvida pela Associação da Promoção de Públicos Jovens em Risco (APPJ), apoiada pelo Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Solidariedade Social.
“Após o sucesso da iniciativa na ilha de S. Miguel, em 2019 decidimos alargar o conceito a outros clubes e a outras ilhas e iremos trabalhar também com o Clube União Micaelense, com o Praiense, na ilha Terceira, e com o Futebol Clube dos Flamengos, no Faial”, adiantou Lúcio Rodrigues.
O Diretor Regional salientou igualmente o objetivo de conseguir, ao longo deste ano e até 2020, "abranger um universo de 200 jovens nestas três ilhas”.
Lúcio Rodrigues referiu que o projeto assenta em “quatro eixos de intervenção”, nomeadamente “individual, familiar, associativo e comunitário”.
“Na área da inclusão social, queremos especificamente atuar no sentido da prevenção ao abandono escolar, porque acreditamos que jovens com maior escolaridade terão melhores perspetivas futuras. Apostaremos forte também no incentivo ao empreendedorismo e voluntariado juvenil”, destacou o Diretor Regional.
O ‘Equipa-te’ irá garantir a presença de psicólogos da APPJ nos clubes para apoiar e formar os seus técnicos, para que estes, por sua vez, venham a assumir esta vertente de combate à exclusão social no âmbito do treino desportivo que já promovem.
“Ainda mais importante do que formar atletas, é formar indivíduos com sentido de pertença, com motivação e com integração na sociedade em que se inserem”, sublinhou Lúcio Rodrigues.
“Foi justamente nesse sentido – e nessa linha – que decidimos reforçar a dotação orçamental para o projeto ‘Equipa-te’, regionalizando-o, fazendo-o chegar a cada vez mais jovens, porque não temos dúvidas: os jovens de hoje irão construir os Açores do amanhã e nós queremos um bom futuro para a nossa Região, afirmou o Diretor Regional.