O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares realçou hoje, em Ponta Delgada, que o Concurso Regional IdeiAçores é “é a prova de que temos uma Região jovem, inovadora e com grande confiança no futuro”.
Berto Messias falava na abertura da 9ª Edição do Concurso Regional IdeiAçores, iniciativa que envolve muitos jovens Açorianos e que os “estimula para o empreendedorismo para a vida”.
O Secretário Regional destacou o “sucesso considerável que a iniciativa tem tido na nossa Região nos últimos anos”, frisando que o mérito disso é “dos alunos que participam”, mas deve-se também, “em grande medida aos professores, que decidiram abraçar esta iniciativa, por aquilo que isto pode representar para o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens e para o futuro da nossa Região”.
“Sem os professores não conseguiríamos ter hoje a Educação Empreendedora como uma referência nacional e Europeia”, sublinhou o Governante.
O Secretário Regional felicitou os alunos presentes por terem chegado à fase final do Concurso Regional Ideiaçores, lembrando e saudando “todos aqueles que participaram no concurso regional na fase de escolas e que não chegaram a esta fase final”.
Apesar de “algumas ideias saídas deste concurso já se terem transformado em empresas, terem criado empregos e gerado riqueza”, Berto Messias explicou que o objetivo do Executivo com este programa “não se prende apenas com a criação de empresas e com a criação de emprego”, mas também com o “cultivo da proatividade dos jovens Açorianos”.
Para Berto Messias, a juventude deve “abraçar uma postura proactiva, para estar melhor preparada para os desafios do futuro e sentir vontade de participar na sua comunidade, na sua freguesia, para se organizar através de grupos de jovens informais para defender interesses da sua comunidade”.
O Secretário Regional admitiu que, por vezes, “os mais velhos criticam os mais novos”, defendendo que, às vezes, “caberá aos mais velhos dar espaço aos mais novos, permitindo-lhes que participem ativamente de forma livre, desempoeirada, deixando que os mais novos façam mais coisas”.
“Estamos a trabalhar – com sucesso – para criar uma Região mais jovem, mais inovadora e com mais confiança no futuro e, por isso, temos uma geração jovem consciente para o futuro e para aquilo que desejam para a sua e para a nossa vida coletiva”, finalizou Berto Messias.