O Governo dos Açores vai promover o voluntariado jovem no Festival Walk & Talk, que decorre na ilha de São Miguel, entre 5 e 20 de julho, afirmou o Diretor Regional da Juventude.
Lúcio Rodrigues, em declarações no final de uma reunião com Sofia Carolina Botelho, da Direção Artística do festival, adiantou que a plataforma de voluntariado jovem 'Tu fazes a Diferença', dinamizada pela Direção Regional da Juventude, permitirá a inclusão do festival, particularmente do 'Programa de Conhecimento'.
“O 'Programa de Conhecimento' é um dos pilares do Walk&Talk e traduz-se em atividades que, de alguma forma, incentivem a produção de conhecimento através de atividades de participação ativa, sendo por vezes de caráter educativo não formal”, frisou Lúcio Rodrigues, acrescentando que este programa “promove atividades práticas e teóricas que tiram partido da presença dos criadores e peritos participantes no festival”, como aulas abertas, masterclasses, workshops, conferências, laboratórios, oficinas e visitas guiadas.
Para o Diretor Regional, este programa “prossegue o investimento do Walk&Talk nos eixos do pensamento, reflexão e debate”, dando forma a um “projeto de envolvimento de públicos de diferentes faixas etárias e origens, capacitados a complementar e consubstanciar a criação artística do festival”.
“O programa de voluntariado do Walk&Talk irá inserir-se neste 'Programa de Conhecimento' por acreditarmos ser uma forma de aquisição de competências válidas para o futuro profissional, social e pessoal”, realçou Lúcio Rodrigues.
A nona edição Festival Walk&Talk decorre de 5 a 20 de julho, em São Miguel, e vai contar com mais de meia centena de artistas, coletivos e curadores, apresentando dezenas de projetos inéditos que cruzam arte, dança, performance, arquitetura, design, cinema e música.
Será igualmente construído um novo pavilhão temporário com o projeto 'Artworks & GA Studio'.