O Diretor Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os programas de apoio vão chegar a mais jovens Açorianos em 2020, com “especial enfoque na formação, no apoio à criatividade e à livre iniciativa jovem”.
Lúcio Rodrigues, que falava à margem da reunião do Conselho de Juventude dos Açores, onde foi apresentado o Plano de Investimentos para 2020, salientou que, “no início da legislatura, o Governo reformulou, alterou e criou novos programas de apoio à juventude, alargando o universo de jovens e instituições beneficiários”.
“Uma mostra de que estamos a realizar um bom trabalho foi a concordância dos conselheiros jovens com as opções estratégicas do Governo dos Açores para a área da juventude para o próximo ano”, realçou o Diretor Regional.
Para Lúcio Rodrigues, um dos principais objetivos para 2020 será “consolidar esse trabalho, reforçando sempre a importância da criatividade, da iniciativa juvenil e das aprendizagens desta faixa etária”.
“Tudo o que apoiamos e promovemos deve garantir mais aprendizagens e mais conhecimentos para o futuro dos jovens Açorianos”, frisou.
Nesse âmbito, o Diretor Regional da Juventude destacou “o programa OTL-Jovem, que chegará a mais de 3.000 jovens, o Educação Empreendedora, que chegará a 1.650 jovens em 41 escolas dos Açores, e a Academia JOTA-Academia de Formação, que chegará a todas as ilhas dos Açores, com formações em áreas a definir pelos próprios jovens”.
“Na área da criatividade, destaco o programa Põe-te em Cena, para apoio a projetos e ideias dos jovens com impacto nas suas comunidades, e os apoios aos planos de atividades das associações juvenis, que serão intensificados”, referiu Lúcio Rodrigues.
O Conselho de Juventude, para além de debater o Plano de Investimentos da Região nesta área, elegeu também Ana Aragão, da associação 'Ser Diferente do Nordeste', como representante suplente no Conselho Económico e Social dos Açores.
A representante efetiva do Conselho de Juventude dos Açores é Sandra Correia, representante da CGTP.