O Diretor Regional da Juventude felicitou a seleção dos Açores pelo título de vice campeã nacional de Futebol de Rua, no torneio que se realizou esta semana, na cidade da Horta.
Lúcio Rodrigues falava após a realização da final da 16.ª edição da Final Nacional do Futebol de Rua, em que participaram cerca de 300 jogadores e outros intervenientes, representando 23 equipas, oriundas de todo o país e de países estrangeiros.
A seleção dos Açores jogou a final do torneio com a seleção da Madeira, a anterior campeã, que conseguiu renovar o seu título na cidade da Horta.
Mais do que os resultados, o Diretor Regional realçou o “espírito gerado, não apenas competitivo, mas sobretudo cooperativo, entre os participantes”, um público-alvo constituído por jovens em risco de exclusão social.
“Estes jovens são um exemplo de como se dá a volta a situações de vida menos boas, são a personificação de que é possível alcançar grandes resultados com empenho e com trabalho, de forma integrada na sociedade”, frisou.
Para Lúcio Rodrigues, as “experiências adquiridas por estes jovens ao longo destes últimos quatro dias, constituem-se como mais uma ferramenta de conhecimento e aprendizagem nas suas vidas e, certamente, darão alento para fazer cada vez mais e melhor”.
O Diretor Regional da Juventude destacou, ainda, a “forma expedita como funcionou a organização”, mostrando que “nos Açores, estamos ao mais alto nível na organização de grandes eventos”.
“A organização e todos os parceiros envolvidos estão, por isso, de parabéns”, bisou.
No final das classificações, a Madeira conquistou o título em masculinos, seguida da seleção dos Açores e do Porto, que ficou em 3º lugar.
Em femininos, a grande vencedora foi a seleção de Beja, com a equipa do Porto em segundo lugar e a seleção de Lisboa a fechar o pódio.
O prémio de “Fair Play” foi atribuído à seleção feminina de Lisboa e o título para melhor treinador foi conquistado por Fábio Canejo, da seleção dos Açores.
Nesta fase final do XVI Torneio Nacional do Futebol de Rua, realizada no campo do Fayal Sport Club, participaram comitivas dos Açores, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu e Viana do Castelo, além das comitivas convidadas de Inglaterra e do México.
“Este projeto foi claramente um sucesso para todos os envolvidos, motivo pelo qual continuaremos a apostar neste tipo de iniciativas, que valorizam os nossos jovens e que contribuem para que se afastem dos maus hábitos e procurem estilos e projetos de vida sadios”, finalizou o Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues.