O Diretor Regional da Juventude destacou hoje, na Horta, a “grande dinâmica" da juventude açoriana na sua participação no Parlamento dos Jovens.
Lúcio Rodrigues falava após ter participado, hoje e segunda-feira, nas sessões escolares do Parlamento dos Jovens que se realizaram na Escola Básica António José de Ávila e na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na ilha do Faial.
O Diretor Regional destacou o “grande empenho dos jovens na participação neste projeto”, que considerou ser “assinalável de ano para ano”.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa desenvolvida na Região pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com a Assembleia da República.
“É notório o grau de comprometimento dos jovens, mas também dos professores, no projeto do Parlamento dos Jovens, o que demonstra que a juventude açoriana se quer envolver e quer participar, dando as suas opiniões, de forma informada”, afirmou Lúcio Rodrigues.
A fase regional do Parlamento dos Jovens, que terá lugar na sede do Parlamento açoriano, vai decorrer a 9 e 10 de março.
Lúcio Rodrigues destacou ainda a “importância do tema deste ano”, que se centra na questão da 'Violência Doméstica e no Namoro'.
“É importante sensibilizar os jovens para esta problemática e com o Parlamento dos Jovens conseguimos atingir este fim, promovendo, em simultâneo, o espírito crítico e fomentando a participação cívica”, sublinhou o Diretor Regional.
O Parlamento dos Jovens envolve este ano 46 escolas, públicas e privadas, de todas as ilhas dos Açores, nas quais estão a ser dinamizadas sessões escolares que abrangem centenas de alunos.
Cada escola elege os seus representantes, estimando-se que participem na fase regional um total de 132 jovens, do ensino básico e secundário.
Nesta fase regional serão apurados os vencedores dos Açores, que vão participar na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República, a 4 e 5 de maio.
Em paralelo, decorre também o concurso Euroscola, este ano subordinado ao tema 'Valores Europeus: também são os teus”.
O concurso Euroscola, dirigido aos alunos do ensino secundário, consiste na simulação do trabalho dos deputados no Parlamento.
Os vencedores do concurso nacional ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, passando um dia como membros do Parlamento Europeu.
“O Parlamento dos Jovens e, naturalmente, o concurso Euroscola, são projetos fulcrais para o Governo dos Açores, pois através deles temos a oportunidade de estimular a participação cívica dos jovens Açorianos, que é um dos nossos objetivos estratégicos para esta legislatura", salientou o Diretor Regional.
"É com grande gosto que vemos todos os anos os jovens – e toda a comunidade escolar – a aderir a este projeto, provando repetidamente que os jovens Açorianos querem participar, se lhes for dada uma voz ativa”, acrescentou Lúcio Rodrigues.