O Governo dos Açores está a apoiar a reconstrução da Sede do Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 1064 - Conceição, Concelho da Horta, Ilha do Faial.
Falando após uma visita técnica às obras, que já iniciaram, o Diretor Regional da Juventude destacou "a importância deste investimento não apenas para a ilha do Faial, mas sobretudo para os jovens escuteiros Faialenses e mesmo de outras ilhas".
"É inegável a relevância dos escuteiros na promoção de uma vivência salutar da nossa Juventude, em todas as nossas ilhas, motivo pelo qual apoiámos desde a primeira hora este projeto", frisou Lúcio Rodrigues.
O Governo dos Açores apoia esta empreitada através do Sistema de Incentivo ao Associativismo Juvenil (SIAJ), promovido pela Direção Regional da Juventude, num apoio que ascende aos 50 mil euros.
Para Lúcio Rodrigues, esta obra "terá um efeito multiplicador", até porque "servirá bem os escuteiros da Conceição e da ilha do Faial, mas também outros grupos de escuteiros de outras ilhas e até de fora da Região, que aqui se desloquem e venham, por exemplo, a acantonar".
O espaço será "inteiramente renovado", tratando-se, efetivamente, de "uma nova sede", explicou o Diretor Regional.
"Esta nova sede permitirá dar o apoio logístico necessário às atividades escutistas, servindo, em simultâneo, como ponto de encontro de jovens e de partilha de experiências, que se traduzirão em memórias para toda a vida e mesmo na formação de cidadãos mais comprometidos com a nossa sociedade, um dos nossos objetivos fulcrais", realçou o Diretor Regional da Juventude.
"Não é a primeira vez – nem será a última – que este Governo reconhece os escuteiros como parceiros fundamentais para o envolvimento e para o desenvolvimento dos nossos jovens. Continuaremos, naturalmente, a desenvolver projetos comuns, sempre que isso se traduzir em benefícios para os jovens Açorianos", assegurou o Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues.