A Campanha “Eventos +Circulares”, criada pela Portaria n.º 93/2022, de 26 de outubro, no âmbito do Projeto Economia Verde, financiado pelo REACT-EU, teve como objetivo a atribuição de copos reutilizáveis às organizações de eventos realizados na Região Autónoma dos Açores, visando a substituição dos copos de utilização única.
Com esta Campanha pretende-se promover a prevenção da produção de resíduos, contribuir para a realização de eventos mais circulares e sustentáveis e sensibilizar os participantes para a importância da eliminação da louça de utilização única.
Durante o mês de novembro de 2022, foram recebidas 98 candidaturas de 8 ilhas dos Açores, das quais 23 não reuniam as condições de elegibilidade previstas no regulamento e uma foi anulada. Das 74 candidaturas elegíveis (3 das Flores, 5 do Faial, 12 do Pico, 12 de S. Jorge, 1 da Graciosa, 16 da Terceira, 22 de S. Miguel e 3 de Santa Maria), 29 foram submetidas por associações culturais e recreativas, 21 por grupos organizados (jovens, marchas, clubes), 18 por parte de comissões de festas e 6 por outras associações ou instituições de solidariedade social.
Considerando o elevado número de candidaturas submetidas e copos solicitados e tendo como objetivos abranger a totalidade das candidaturas elegíveis e a definição de critérios de equidade entre os candidatos, foi definido o número máximo de 4350 copos por candidatura e que o número de copos a atribuir seria igual ao número de participantes na última edição do evento ou ao número de copos solicitados pela organização, se este fosse inferior ao número de participantes na última edição do evento.
Assim, foram atribuídos perto de 90 mil copos, distribuídos por todas as candidaturas elegíveis, sendo 950 copos para as Flores, 1.050 para o Faial, 15.600 para o Pico, 19.280 para S. Jorge, 4.350 para a Graciosa, 19.750 para a Terceira, 26.128 para S. Miguel e 2.885 para Santa Maria.
Poderá consultar a listagem das organizações/eventos beneficiários e número de copos reutilizáveis atribuídos aqui.