O desenvolvimento do “Guia de Boas Práticas para a Organização de Eventos Circulares” no âmbito do Projeto Economia Verde, financiado pelo REACT-EU, visa a aplicação dos princípios de eficiência e sustentabilidade a um sector que envolve diversos intervenientes com uma dimensão próxima dos cidadãos, contribuindo para a introdução do conceito de Economia Circular no dia-a-dia da população açoriana, sensibilizando-a para escolhas ambientalmente conscientes na aquisição de bens e serviços.
O Guia pretende estabelecer o referencial para a integração de práticas de economia circular em eventos, desde a fase de planeamento, passando pela sua operacionalização (montagem, realização do evento e desmontagem), até ao pós-evento.
São facultadas diretrizes simples e orientações, passo a passo, para a organização de eventos comprometidos com a circularidade e sustentáveis, acompanhadas de indicadores de desempenho, que permitem avaliar a eficiência das opções tomadas, apresentar os resultados alcançados e desencadear procedimentos de melhoria. É feita, também, a correspondência estratégica daquelas diretrizes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sinalizando a respetiva contribuição para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de fatores de ponderação que definem os indicadores de desempenho é possível determinar o índice de circularidade de cada evento.
Selo “Evento Circular”
O Selo “Evento Circular” é um certificado de qualidade ambiental que visa distinguir as boas práticas de entidades organizadoras, com vista a fomentar a integração de práticas de economia circular em eventos realizados na Região Autónoma dos Açores, evidenciando o respetivo compromisso com o ambiente e a sustentabilidade.
Apresenta critérios de atribuição alinhados com a metodologia definida no “Guia de Boas Práticas para a Organização de Eventos Circulares”, sendo a classificação obtida resultante da valoração dos indicadores de desempenho definidos.
Festas Particulares Circulares
De modo a transpor o conceito de Economia Circular para a esfera doméstica, estimulando o contributo de cada pessoa para a circularidade, foi elaborado um folheto de divulgação de boas práticas para a realização de festas particulares circulares. Para mais informações clique aqui.