Nas últimas décadas, a velocidade com que a humanidade consome recursos e gera resíduos ultrapassa a capacidade de a natureza gerar novos recursos e absorver esses resíduos.
A política de gestão de resíduos assume um papel central em todo este processo, salientando-se que a evolução registada nos últimos anos coloca o arquipélago dos Açores na linha da frente, com as melhores práticas e níveis de desempenho do País.
Torna-se assim crucial, enveredar por uma nova tendência de gestão dos recursos e dos negócios, promovendo a transição da economia linear para uma economia circular, ou seja, uma economia mais eficiente e crescente, regenerativa dos recursos, onde o modelo de produção de bens e serviços promove o retorno dos materiais ao ciclo produtivo ou à natureza, transformando os resíduos em potenciais subprodutos ou em outros materiais.
Candidatura EEA Grants Portugal
O projeto piloto, implementado na Região Autónoma dos Açores (RAA), consiste na instalação de 25 máquinas de logística reversa (RVM) que servirão todos os habitantes dispersos pelas 9 ilhas do arquipélago, garantindo pelo menos um equipamento por concelho.
Estes equipamentos destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de pelo menos 0,05€ por embalagem. A atribuição dos prémios ao utilizador será efetuada através de um sistema de carregamento de crédito em cartão ou através de uma aplicação eletrónica, evitando assim o consumo de papel e tinta na impressão de talões. Este prémio monetário poderá ser levantado através da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), numa das suas 55 lojas, em todas as ilhas.
As embalagens de bebidas recolhidas no âmbito do sistema de depósito, enquadram-se na definição de resíduo urbano e/ou equiparado e serão encaminhadas para valorização através dos respetivos sistemas de gestão de resíduos urbanos. Envolvendo as entidades gestoras de Resíduos Urbanos, nomeadamente os 19 municípios da RAA através da respetiva associação e os operadores licenciados para a gestão desta tipologia de resíduos.
O atual projeto inclui uma forte componente de comunicação com o objetivo de divulgar, informar e sensibilizar toda a população residente nos Açores sobre as atividades que decorrem da candidatura apresentada e do funcionamento do projeto piloto. Neste âmbito foram convidadas as três maiores empresas da indústria de bebidas sediadas nos Açores para auxiliarem ao longo do projeto.
Os objetivos do sistema de depósito são:
- incutir na população melhores hábitos de separação e encaminhamento dos resíduos para reciclagem;
- promover uma elevada utilização dos equipamentos por parte dos cidadãos, por via dos mecanismos de incentivo monetário;
- fomentar a economia circular, através da reciclagem de maior quantidade de embalagens e de melhor qualidade, reduzindo a extração de matérias primas da natureza;
- criação de emprego;
- redução dos impactes do abandono de resíduos.
Ao depositar estará a ajudar o ambiente e a promover a economia circular.
Dê outro valor às embalagens nos Açores!
Para mais informações consulte os seguintes links:
https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants
https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/ambiente/projetos/projetos/sistema-de-deposito-de-embalagens-nao-reutilizaveis-de-bebidas-nos-acores/