O Vice-Presidente do Governo afirmou que, com o Orçamento Participativo dos Açores 2018, não se trata apenas de “dar mais voz aos Açorianos", frisando que "essa voz vai beneficiar as comunidades em cada uma das ilhas”, através da execução das ideias dos cidadãos que foram mais votadas.
Nesse sentido, Sérgio Ávila reafirmou que, pela maturidade cívica que demostraram, além dos promotores dos projetos vencedores, estão de parabéns todos os Açorianos que apresentaram ideias e os cerca de cinco mil que, com o seu voto, escolheram os 29 projetos que vão ser executados pelo Governo Regional nas áreas da Juventude (12), Inclusão Social (8), Turismo (6) e Ambiente (3).
Por ilha e em consequência do reforço de verba decidido pelo Governo dos Açores, vão ser executadas duas propostas em Santa Maria, Graciosa, Faial e Corvo, três em São Jorge e Flores, quatro no Pico, cinco na Terceira, e seis em S. Miguel, num investimento global de 700 mil euros.
As propostas mais votadas em Santa Maria são ‘Empatia’, apresentada por Patrícia Barroco, com uma dotação de 26.400 euros, e ‘Workshop de Jazz - Projeto Música 365', de Isabel Mesquita, com 6.600 euros.
Em São Miguel, as ideias vencedoras são ‘Uma cena para todos’, de Rui Resendes, com uma dotação de 40 mil euros, ‘TODOS - Projeto de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência’, de Filomena Gonçalves, com 13.900 euros, e "Fantoche não és!", de Ana Viegas, orçada em 18 mil euros.
Ricardo Afonso apresentou uma proposta que conta com 81.600 euros para a criação de uma residência para acolhimento de doentes deslocados em São Miguel, ‘Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social’, de Maria Raposo, tem uma dotação de 35 mil euros, e ‘RISS - Recursos Integrativos e Inclusão Social’, de Ana Mécia Santos e Dalida Costa, dispõe de 40.200 euros.
Na Terceira, a proposta ‘Cá nos Encontramos’, apresentada por Ana Homem, tem cinco mil euros para um parque de atividades físicas em Agualva, enquanto ‘Os lagos do linho’, de Márcia Coelho, está orçada em 50 mil euros.
‘Preservação do Património Natural do Pico das Contendas na Vila de S. Sebastião’, de Dionísio Sousa, tem uma dotação de 35 mil euros, João Enes apresentou a ideia ‘Residência para acolhimento de doentes deslocados na Terceira’, orçada em 42 mil euros, e ‘Arte na Escola’, de João Pedro Costa, conta com 22 mil euros.
Na ilha Graciosa, venceram as propostas ‘Quinta Mágica’, de Carlos Silva, com uma dotação de 24.800 euros, e "Oferta formativa Aprende para a vida", de Patrícia Silva, orçada em 6.200 euros.
As ideias mais votadas em S. Jorge são ‘Informação turística através de um código QR’, de Maria Furtado, com uma dotação de 34.600 euros, ‘Deficiência: direitos e desafios‘, de Tânia Azevedo, com 10 mil euros, e ‘Music'arte’, de Patrícia Azevedo, com uma dotação de 10.200 euros.
No Pico, venceram as propostas ‘Audioguias no Museu da Indústria Baleeira e espaços envolventes’, de Ivo Sousa, com uma dotação de 30.750 euros, ‘Trilho da Montanha’, de Alexandra Teles, com 25.600 euros, ‘Quebra-cabeças!’, de Tiago Brum, orçada em cinco mil euros, e ‘Keeping up with the Wifi', de Miguel Leitão, com 12.800 euros.
‘Caminho dos Baleeiros’, de Mário Leal, orçada em 40 mil euros, e ‘Trilhos na Costa dos Cedros’, de Alexandre Couto, com uma verba de 10 mil euros, são as propostas vencedoras no Faial.
Nas Flores, são vencedoras as ideias ‘Terra Comum/Memórias da Terra’, de Nina Soulimant e Inês Milagres, com uma verba de 10.090 euros, ‘Promoção turística do Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia’, de Filipe Gomes, com 25 mil euros, e ‘Jovens Músicos’, de Marco Henriques, com 6.800 euros.
No Corvo, vão ser implementadas as propostas ‘Projeto de arquitetura paisagística na Vila do Corvo’, de Marco Penteado, e ‘Vamos pintar a história do Corvo’, de Bruna Garcia, com 16.800 e 4.200 euros, respetivamente.
Todos os cidadãos interessados podem conhecer e acompanhar a execução dos projetos resultantes das propostas vencedoras, através do endereço eletrónico https://op.azores.gov.pt/.