principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Velas , 14 de Outubro de 2018

Diretor Regional da Agricultura afirma que o bem-estar animal é uma prioridade nos Açores

O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, em São Jorge, que o abate ou a eutanásia de bovinos nas explorações agrícolas dos Açores salvaguarda o bem-estar animal e permite aos agricultores minimizar prejuízos, sendo que as regras estão estabelecidas numa portaria que será publicada segunda-feira em Jornal Oficial.

 

“Existe um conjunto de animais que, devido à sua debilidade e à sua condição física, não podem ser transportados para o matadouro e, como tal, esta portaria prevê que sejam abatidos na própria exploração, através de uma avaliação clínica e declaração do médico veterinário, que faz o diagnóstico e procede ao seu abate”, frisou José Élio Ventura, que falava à margem da visita a uma exploração agropecuária em Santo Amaro, no concelho das Velas.

 

O Diretor Regional acrescentou que o proprietário do animal abatido terá direito a uma compensação financeira, que “tem paralelismo com aquilo que são os apoios ao prémio ao abate no âmbito do POSEI”.

 

“Deste modo, ficam salvaguardadas as condições de bem-estar animal nos Açores, condições que são cada vez mais pertinentes do ponto de vista da estratégica de comunicação de vários ‘players’ na Região”, salientou José Élio Ventura, apontando como exemplo o caso da campanha promocional das ‘vacas felizes’, onde “existe uma grande preocupação em relação à salvaguarda do bem-estar animal”.

 

José Élio Ventura disse ainda que a portaria, que entra em vigor terça-feira, 16 de outubro, resulta do trabalho técnico dos Serviços de Veterinária e da estreita colaboração e articulação com os produtores e com as suas associações representativas.

 

“A solução proposta é tecnicamente válida, uma vez que assegura o bem-estar animal, a saúde púbica e animal, a segurança alimentar e do meio ambiente”, frisou o Diretor Regional da Agricultura, lembrando que o Governo está a investir na remodelação e certificação dos matadouros dos Açores para proporcionar melhores condições ao setor nas várias ilhas.

 

Desde 1 de setembro que os Açores dispõem de um conjunto de regras sanitárias que permitem aos agricultores enterrar os animais mortos, por causas naturais ou na sequência de situações de emergência, nas próprias explorações, salvaguardando a biossegurança de instalações, habitações, cursos e captações de água.

 

Para José Élio Ventura, o despacho está completamente integrado e de acordo com o que é a legislação nacional e comunitária neste domínio, tendo em conta que os Açores são uma região remota, dispersa, com condições orográficas difíceis, onde a possibilidade de abater e enterrar bovinos nas explorações constitui uma solução sustentável, uma vez que os custos com a recolha e encaminhamento de animais mortos, dentro da ilha e entre as ilhas, são desproporcionais face ao seu enterramento.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.10.14-DRAg-PortariaAbate(1).mp3 2018.10.14-DRAg-PortariaAbate(2).mp3   18.3638.jpg 18.3639.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal