principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 8 de Fevereiro de 2018

Governo dos Açores concretiza “um dos maiores investimentos de sempre” no combate à eutrofização da Lagoa das Furnas, afirma Marta Guerreiro

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje que a construção do canal de desvio de afluentes da Ribeira do Salto da Inglesa e a consolidação do canal do Salto do Fojo corresponde a um dos “maiores investimentos de sempre” no processo de combate à eutrofização das lagoas de São Miguel, neste caso, a das Furnas, no âmbito de medidas como “a alteração do uso dos solos, estudos, ensaios, intervenções paisagísticas e outras obras hidráulicas”.

 

“Toda e qualquer medida que ajude a melhorar a qualidade da água das nossas lagoas é um investimento prioritário para o Governo dos Açores, desde logo por aquilo que as lagoas representam enquanto ecossistemas únicos e importantes reservatórios de recursos hídricos, mas também como elementos marcantes da paisagem açoriana”, afirmou Marta Guerreiro.

 

A titular da pasta do Ambiente, que falava, nas Furnas, na inauguração daquela empreitada, frisou que, com esta intervenção, "que representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, a carga de nutrientes que afluem à Lagoa das Furnas será substancialmente reduzida, ao mesmo tempo que se diminuirá a sua dinâmica de assoreamento”.

 

Marta Guerreiro assegurou que, “apesar dos indicadores positivos já registados nesta lagoa, como em outras, continua a ser prioritário prosseguir com a recuperação do estado trófico das massas de águas degradadas e que foram sujeitas a pressões que provocaram a sua eutrofização”.

 

“O Governo dos Açores tem colocado um verdadeiro empenho no combate a esta problemática”, assegurou.

 

Nesse sentido, recordou “a aquisição de cerca de 265 hectares de terrenos agrícolas, o que permitiu a retirada de áreas significativas de pastagem, a remoção de toneladas de resíduos abandonados e a transformação da paisagem, nomeadamente através da eliminação das espécies de plantas invasoras e substituição por flora nativa, recriando áreas de floresta”.

 

Na sua intervenção, destacou ainda a reflorestação iniciada recentemente “em mais de 60 hectares da última parcela no perímetro da lagoa em que foi retirada a atividade pecuária", uma zona que "vai receber cerca de 250 mil árvores de espécies endémicas”.

 

Marta Guerreiro salientou ainda "o desenvolvimento, em parceria com o Instituto Superior Técnico, de um projeto e ensaio que visa conceber o protótipo de uma unidade móvel de filtração de nutrientes presentes nas massas de água, numa perspetiva curativa, cujos resultados obtidos até agora são bastante animadores”.

 

A Secretária Regional reafirmou que este é “um caminho longo”, referindo os “muito competentes colaboradores da administração regional e os centros de investigação que investem no presente para garantir a sustentabilidade do futuro”.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.02.08-SREAT-SaltoInglesa.mp3   18.2163.jpg 21.2164.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal