principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 16 de Fevereiro de 2018

Governo dos Açores assenta apoio ao crescimento económico em oito pilares, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo afirmou hoje, em Vila do Porto, que a requalificação das antigas oficinas gerais do aeroporto para a instalação da Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria representa o cumprimento de um compromisso, inserido numa estratégia mais vasta de apoio e reforço do crescimento económico regional que assenta em oito pilares.

 

“Sentimos hoje nos Açores um clima de confiança por parte dos empresários e por parte das empresas”, assim como dos consumidores, destacou Sérgio Ávila na assinatura do contrato de adjudicação daquela empreitada, salientando que “esta realidade assenta em oito linhas concretas de apoio à consolidação” do crescimento da economia e do emprego.

 

Para o governante, “a primeira, sem dúvida, é uma estrutura fiscal substancialmente mais favorável às empresas e aos trabalhadores do que aquela que se verifica no continente, na Madeira e na generalidade dos países da Europa”.

 

Em segundo lugar, frisou Sérgio Ávila, “um sistema de incentivos ao investimento que é o mais abrangente e o mais generoso que há no contexto europeu”, potenciando o investimento privado num clima de estabilidade financeira das contas públicas, que, acrescentou, assegura, em terceiro lugar, “confiança aos que pretendem investir”.

 

O quarto aspeto relevante elencado pelo titular da pasta da Competitividade Empresarial é, além da dinâmica e retoma dos investimentos regionais, a “atração significativa do investimento externo” verificada desde o último ano.

 

“O quinto aspeto, são as políticas de apoio ao emprego e à criação de emprego por parte das empresas, que também são as mais abrangentes e com maior nível de apoio no que se verifica contexto nacional”, salientou Sérgio Ávila.

 

Segundo o Vice-Presidente, a rede de apoio aos jovens empreendedores e a criação de novas empresas por parte dos jovens, assim como o esforço feito nos últimos três anos na criação e implementação da Marca Açores, contribuindo para o aumento de vendas e das exportações, constituem o sexto e sétimo pilares de apoio à retoma económica.

 

O Vice-Presidente sublinhou ainda que, associada às restantes linhas de atuação, o Governo dos Açores promoveu a disponibilização de “instrumentos financeiros para apoiar as empresas na sua capitalização e que, conjuntamente com todos esses sistemas de apoio, podem reforçar ainda mais esta dinâmica” que se verifica na Região.

 

“O ano de 2018 será marcante no que respeita ao crescimento económico da nossa Região e ao crescimento do emprego”, afirmou.

 

A empreitada da Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, adjudicada à empresa Marques, é um investimento de cerca de dois milhões de euros e tem um prazo de execução de um ano.

 

Para Sérgio Ávila, este investimento vai também contribuir para dinamizar a atividade económica local, quer com empresas na área tecnológica, quer com empresas na área artesanal, permitindo condições acrescidas para o seu sucesso.

 

O projeto prevê a reabilitação do espaço das antigas oficinas gerais da ANA, situadas na zona do Aeroporto de Santa Maria para adaptação a incubadora de empresas, que acolherá várias valências, designadamente a instalação de novas empresas e espaços para eventos de promoção, e composta por um FabLab (Laboratório de Recursos Endógenos), contendo um laboratório associado de fabricação.

 

Este centro de incubação também albergará salas de formação, espaços para indústrias criativas, incluindo o artesanato, e a agroalimentar, entre outras.

 

A nova infraestrutura insere-se na Rede Regional de Incubadoras que está a ser implementada.

 

O Governo dos Açores pretende nesta legislatura ter 12 incubadoras de base local, três de base regional e três de base tecnológica inseridas na rede regional.


GaCS/OG
 
 
 
Anexos:  
2018.02.16-VPGR-AssinaturaContrato(1).mp3 2018.02.16-VPGR-AssinaturaContrato(2).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal