Palácio de Sant'Ana
Nota de Imprensa
17 de Abril 2024 Presidência do Governo associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios A Presidência do Governo dos Açores associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, abrindo ao público as portas dos palácios de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, esta quinta-feira, 18 de abril. O Palácio de Sant’Ana receberá quatro visitas guiadas, entre as 17h30 e as 19h45, com uma duração de cerca de 60 minutos, para grupos de 25 pessoas, com o propósito de dar conhecer o edifício, construído em meados do séc. XIX para residência da família Jácome Correia, que desde 1980 alberga a Presidência do Governo dos Açores. O jardim do palácio, notável exemplar paisagístico e botânico, estará também aberto das 10h00 às 20h00, com entrada livre. O Palácio dos Capitães-Generais, por seu turno, estará aberto das 10h00 às 17h00, de forma livre, possibilitando aos visitantes apreciar os espaços deste vetusto edifício que já foi Colégio dos Jesuítas, residência do Capitão-General dos Açores, Governo Civil e serve hoje como sede da Presidência do Governo dos Açores na ilha Terceira. Todas estas atividades são gratuitas e não requerem inscrição prévia. Para mais informações, contatar a Presidência do Governo dos Açores pelo telefone 296 301 000 ou pelo e-mail [email protected]. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade. Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.
more
Declarações aos OCS
Nota de Imprensa
17 de Abril 2024 Residentes estão no centro da estratégia de turismo sustentável dos Açores, sublinha Berta Cabral A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, proferiu na terça-feira, na Universidade dos Açores, uma palestra intitulada “Açores e Turismo Sustentável: da gestão do sucesso aos desafios do futuro”, iniciativa organizada pela Faculdade de Economia e Gestão. “O turismo só será bom enquanto for bom para quem nos visita, mas principalmente para quem cá vive”, declarou na ocasião a governante, destacando que “os residentes têm de ser envolvidos no processo de desenvolvimento turístico da Região” e que “estarão sempre no centro da estratégia” para o destino. A responsável pela tutela do turismo assinalou a grande evolução de todo o setor nos últimos anos, apontando a liberalização do espaço aéreo, em 2015, como o momento-chave na mudança de paradigma, e o surgimento da Tarifa Açores, em 2021, como um marco para o estímulo ao turismo interno. A governante realçou, ainda, “a forma notável como o turismo nos Açores recuperou após a pandemia”, sendo mesmo a região do País que mais rapidamente se reergueu desse período difícil, que deixou em grandes dificuldades muitas empresas do setor em todo o mundo. A conetividade aérea da Região foi igualmente assinalada por Berta Cabral, que explicou a lógica do desenvolvimento de rotas internacionais e demonstrou “a capacidade que o mercado teve para aproveitar as oportunidades geradas no último inverno IATA”, e que resultou num incremento de passageiros desembarcados no período de novembro a março. Sem deixar de abordar os benefícios, os impactos, as ameaças e os desafios do turismo na Região e da conjuntura internacional, a Secretária Regional explanou e exemplificou a atuação das entidades regionais nos três pilares da sustentabilidade, reiterando o compromisso de ter “turismo todo o ano em todas as ilhas”. Berta Cabral finalizou destacando os princípios estratégicos do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), recordando que no processo de planeamento e desenvolvimento do destino se seguirá a “elaboração de um plano de ordenamento turístico de nova geração, capaz de responder aos desafios do presente e do futuro”.
more
Declarações
Nota de Imprensa
17 de Abril 2024 Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores com 2.280 pedidos de análise e 1.760 boletins emitidos O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação adianta que a plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores (GUSSA), criada em fevereiro de 2023, regista atualmente 2.280 pedidos de análise e conta já com 1.760 boletins de análise emitidos. Segundo António Ventura, “a maior incidência de pedidos encontra-se na ilha de São Miguel, representando 44% do total de pedidos de análise de amostras de terra da Região”. A plataforma online GUSSA foi criada pela Divisão de Tecnologias de Informação e Comunicação do Gabinete de Planeamento da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, em colaboração com a Direção Regional da Agricultura e com a Universidade dos Açores. Esta ferramenta permite acompanhar em tempo real e sistematizar processos relativos a aquisição de serviços de análises de avaliação e diagnóstico da fertilidade de solos agrícolas dos Açores efetuada à Fundação Gaspar Frutuoso, no âmbito da prossecução dos objetivos do “Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores”, inserido no “Investimento C05-i05-RAA - Relançamento Económico da Agricultura Açoriana” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A GUSSA permite, assim, salvaguardar um melhor aconselhamento aos produtores no que respeita à adequação de métodos de fertilização à realidade das explorações, evitando assim adubações incorretas que acarretem prejuízos desnecessários do ponto de vista agroambiental e financeiro. De acordo com o Secretário Regional, “o solo nos Açores é um elemento de sustentabilidade, suportando a excelência dos agroalimentos” E prosseguiu: “As práticas agrícolas nos Açores respeitam o solo enquanto ativo gestacional na produção dos mesmos. O solo nos Açores assume um meio de confiança e garantia na sustentabilidade agroprodutiva, pelo que temos políticas dirigidas ao solo que permitem uma segurança na disponibilidade agroprodutiva”. A análise de terras constitui um importante instrumento técnico indispensável para garantir a sustentabilidade agroambiental das práticas de adubação, permitindo estabelecer critérios que otimizem e equilibrem os objetivos de aumento da produtividade e de proteção ambiental. “A sustentabilidade continuará a ser um princípio norteador da ação do XIV Governo dos Açores, com uma estratégia para a agricultura açoriana assente numa agricultura mais sustentável, que vá ao encontro da prossecução dos objetivos de promoção da autossuficiência alimentar animal, da redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos, da promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, da conservação do solo e da água, da redução das emissões de gases com efeito de estufa e do aumento da fixação de carbono”, concluiu o governante. Esta é uma atuação articulada com a Federação Agrícola dos Açores e envolve as suas associadas em todas as ilhas.
more
Entrega de seis novas viaturas elétricas a instituições de cariz social, no âmbito do programa Gerações em Movimento (GERMOV)
Nota de Imprensa
17 de Abril 2024 Programa Gerações em Movimento continuará a contribuir para maior coesão social e inclusão, frisa Mónica Seidi A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu nesta terça-feira à entrega de seis novas viaturas elétricas a instituições de cariz social, no âmbito do programa Gerações em Movimento (GERMOV). Acompanhada pela Diretora Regional da Solidariedade Social, Andreia Vasconcelos, no evento que decorreu no Nonagon, na Lagoa, estiveram também presentes os representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que receberam as viaturas. O Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores (APPDA-Açores), a Casa do Povo de Santo António, a Cáritas de São Miguel, a Casa do Povo de Fenais da Ajuda e o Centro Social e Cultural da Atalhada foram as instituições contempladas com estes novos meios de transporte. “O Governo dos Açores continuará a apoiar estas instituições, reconhecendo o enorme valor que têm perante públicos mais vulneráveis da nossa sociedade”, sublinhou na ocasião Mónica Seidi, que assume nesta legislatura a pasta da Segurança Social. “O Governo dos Açores demonstra o seu empenho e compromisso em garantir que instituições como estas aqui presentes continuarão a ser apoiadas e que os programas de sucesso no âmbito da solidariedade continuarão a existir”, prosseguiu. Cada uma destas entidades utilizará os equipamentos fornecidos conforme a sua vocação social, seja o transporte de utentes entre o domicílio e centros de dia ou até mesmo o Serviço de Apoio ao Domicílio, para a realização de atividades terapêuticas ou outros adequados à sua condição e faixa etária, já que estas instituições trabalham com idosos, crianças e pessoas com deficiência e/ou dependentes, jovens, e pessoas sem abrigo. “Este é também um dos momentos em que caminhamos para um dos objetivos deste executivo, estar em linha com as preocupações ecológicas da União Europeia”, concluiu a governante. O GERMOV tem por finalidade reforçar o apoio do Governo Regional às IPSS, Misericórdias e entidades equiparadas, que constituem a rede de solidariedade social da Região Autónoma dos Açores e que contribuem para uma maior coesão social e inclusão dos vários públicos.
camera detail
more
Declarações
Nota de Imprensa
17 de Abril 2024 Governo dos Açores aciona procedimento para aquisição de AVAC no Centro de Saúde da Madalena do Pico Já foi publicado o anúncio de contratação para a empreitada de requalificação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) no Centro de Saúde da Madalena do Pico. A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional de Obras Públicas, lançou o concurso público na passada semana, tendo como prazo para a apresentação de propostas o dia 11 de maio de 2024. Este concurso para o sistema AVAC tem como base o valor de €499.000, com um prazo de execução de 150 dias, conforme o Anúncio n.º 132/2024, de 12 de abril, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores. O Governo Regional pretende assim resolver uma situação que se agravou com a falha do sistema de ventilação, provocando grande desconforto para utentes e trabalhadores daquele centro de saúde, em particular na zona da hemodiálise.
more

HomeMapPortlet