Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, desenvolve em período de campanha, atividades de sensibilização e educação ambientais junto de diferentes públicos alvo, com especial enfoque nas escolas.
Neste âmbito, a Ecoteca da Terceira dinamizou já 3 ações a escolas do concelho de Angra do Heroísmo - no dia 18.10 às escolas das freguesias de Santo Amaro (EB/JI de Santo Amaro) e S. Sebastião (Escola Francisco Ferreira Drummond), e no dia 20 uma sessão na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo para turmas do 5.º ano.
No dia 21, a Ecoteca da Terceira em parceria com a AJITER - Associação Juvenil da ilha Terceira, realizou um trilho pedestre no Parque Natural da Terceira. A atividade, que contou com a participação de 22 pessoas, teve uma duração aproximada de 4 horas. Foram percorridos 5 km, no trilho dos Mistérios Negros, integrado no Parque Natural da Terceira (Reserva Natural da Serra de Santa Barbara e Mistérios Negros). Durante o percurso foram abordadas diversas temáticas como a importância da preservação das espécies protegidas, entre elas o cagarro.
Também no sábado, no âmbito de uma atividade dinamizada pela RCE Açores (Centro Regional de Peritos em Desenvolvimento Sustentável nos Açores) decorreu um workshop inserido na conferência “Explorar a riqueza das pescarias costeiras: Ouvir as vozes da comunidade”. Este workshop teve lugar na freguesia de S. Mateus, tendo a Associação das Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira promovido em parceria com os coordenadores da Campanha SOS Cagarro 2011, uma mostra informativa sobre a Campanha (KIT, caixas, folheto de divulgação dos contatos, entre outros).