No dia 13 do presente mês teve lugar na Escola EB1/ JI D. António de Sousa Braga, da freguesia de Santo Espírito, a primeira atividade de sensibilização ambiental das muitas agendadas para os meses de Campanha.
De forma a elogiar os trabalhos efetuados ao longo do ano letivo, pelos professores e inseridos nesta temática da campanha, a Ecoteca de Santa Maria adotou a história “Baltazar, o Cagarro que não sabia Voar” elaborado pelo Núcleo de Necessidades Educativas Especiais da Escola Básica Integrada de Santa Maria.
Assim, foi introduzida a história do “Baltazar o Cagarro que não sabia voar” às turmas do Pré-escolar e 1º ciclo e explorado o CD “A minha amiga Cagarra”.
No dia seguinte, a escola deslocou-se ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, para a sua visitação e elaboração de Atelier “Cagarro de papel”, moldados a partir de pasta de papel, realçando assim a valorização de resíduos através da reutilização.
A presente escola encontra-se inscrita no concurso dinamizado pelo Parque Natural de Santa Maria, que se baseia na continuação da história do "Baltazar, o Cagarro que não sabia voar", na qual os alunos darão asas à sua imaginação, e com base em aspectos da ecologia e biologia da espécie, continuarão a viagem do Baltazar.