A Campanha SOS Cagarro já decorre desde o início de outubro. Todos os anos entre meados de outubro e meados de novembro os Cagarros juvenis enfrentam um período sensível no seu ciclo de vida. Aquando da sua saída do ninho para o seu primeiro voo transatlântico podem ficar encandeados com o excesso de iluminação das zonas urbanas e colidir com automóveis ou mesmo ser atropelados por estes. Para que se evite esta situação, nesta altura, são várias as entidades públicas e privadas que reúnem e partilham esforços de modo a garantir o sucesso da campanha e o triunfo da migração desta espécie.
O empenho da população da ilha de São Miguel na Campanha SOS Cagarro faz-se sentir a vários níveis. Desde as entidades públicas e privadas, às organizações não-governamentais de ambiente (ONGA’s), passando pelo cidadão comum, todos prestam uma preciosa colaboração, quer de forma autónoma ou através da organização de brigadas noturnas, na receção das aves e/ou na redução da intensidade luminosa.
As Equipas de Vigilantes da Natureza, a Brigada SEPNA da GNR, a Polícia Municipal de Ponta Delgada, Agrupamentos de Escuteiros e diversas ONGA’s, assim como dezenas de voluntários já se encontram preparados para dar início ao patrulhamento das estradas ribeirinhas e proceder ao salvamento dos cagarros juvenis que que se encontram em risco de colisão.
O Parque Natural da Ilha de São Miguel irá promover diversas brigadas noturnas, abertas à população em geral, onde serão percorridas as principais áreas críticas no encadeamento e queda de cagarros, da ilha de São Miguel.
Para aceder à calendarização das brigadas noturnas clique aqui.
A Associação Ecológica - Amigos dos Açores, que desde o início têm desenvolvido um importante trabalho na divulgação e participação cívica da campanha, também irão realizar brigadas noturnas, tendo como ponto de encontro o parque de estacionamento da Praia do Pópulo, os Poços de São Vicente Ferreira e o Palheiro da Ribeira Grande, com saídas diárias às 20h30.
As esquadras PSP da ilha de São Miguel, à semelhança dos anos anteriores, disponibilizarão as suas instalações para a entrega dos cagarros recolhidos, disponíveis 24h/dia.
A redução da iluminação tem sido uma medida preventiva muito importante para o sucesso da Campanha, diversas entidades públicas e privadas, como a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, os Serviços de Gestão do Porto de Pesca de Vila Franca do Campo, o SPA Termal – Termas da Ferraria, a ANA – aeroportos, a Igreja de Santa Cruz da Lagoa, já reduziram a sua iluminação, como forma de minimizar os impactos negativos da iluminação no início da migração dos juvenis da espécie.
Visando uma melhor resposta ao salvamento destas aves nas vias rápidas, a EUROSCUT Açores disponibilizou-se para recolher os cagarros que caiam nas estradas sob a concessão desta empresa, uma vez que estas vias por si só constituem um perigo, quer para a ave caída, que corre o risco de atropelamento, quer para os próprios automobilistas que nelas circulam.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário darão apoio na recuperação das aves feridas, através dos seus serviços de medicina veterinária, nas instalações do Hospital Alice Moderno.
A Empresa Securitas também irá colaborar na campanha, através do seu piquete que se encontra disponível e sensibilizado para aquando as suas deslocações procederem ao salvamento dos cagarros juvenis.
Para mais informações sobre as iniciativas dos Parques Naturais de Ilha e da Campanha SOS Cagarro consulte o sítio da Internet: http://soscagarro.azores.gov.pt. Irá decerto contribuir para o sucesso desta Campanha e … Fazer um Amigo!