Está a aproximar-se o início de mais uma campanha SOS Cagarro. Este ano a abertura oficial da Campanha SOS Cagarro ocorre na ilha do Faial, no dia 1 de outubro, pelas 20h no Jardim Botânico do Faial e será seguida de uma ação de sensibilização ambiental na Variante, de modo a alertar os condutores para os objetivos desta campanha. Esta éuma ação conjunta da SRAM, GNR e Escuteiros da ilha. Toda a população do Faial está convidada a participar nesta sessão de abertura.
Os Açores acolhem quase duzentos mil casais de cagarros que procuram as nossas ilhas para se reproduzir. Ou seja, aqui estará cerca de 75 % da população mundial da sub-espécie Calonectris dimedea borealis e 60-65 % da população mundial da espécie Calonectris diomedea. Assim, torna-se crucial a proteção e conservação desta espécie nas nossas ilhas. Para além dos Açores, estas aves nidificam também no Arquipélago da Madeira e Canárias.
Os cagarros começam a reproduzir-se, em média, com 8 ou 9 anos de idade e têm uma postura de apenas um ovo por ano, sem possibilidade de efetuar postura de substituição no caso de fracasso durante a incubação ou período de alimentação da cria. Durante os meses de outubro e novembro, os juvenis começam a abandonar os ninhos e ao ser atraídos pelas luzes fortes ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento.
Atualmente, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, coordena e dinamiza esta Campanha, contando com o apoio dos Parques Naturais de Ilha. Estas entidades têm assim trabalhado de forma a incentivar a colaboração preciosa dos parceiros e da população das várias ilhas, muitos dos quais desde há vários anos têm contribuído valiosamente para que a Campanha SOS Cagarro seja um autêntico exemplo de sucesso de participação cívica no âmbito da conservação da natureza.
A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apela à participação de todos, para que, à semelhança dos anos anteriores, o SOS Cagarro 2012 seja mais uma vez um sucesso.