Durante a campanha S.O.S Cagarro, promovida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais até ao próximo dia 15 de novembro, e que sob coordenação da Direção Regional dos Assuntos do Mar é dinamizada pelos Parques Naturais de Ilha, são já muitos os cidadãos que autonomamente salvam cagarros, contribuindo para o sucesso desta Campanha de proteção e conservação da ave marinha Calonectris diomedea borealis.
As luzes artificiais das nossas estradas e dos edifícios públicos são, para muitos cagarros, uma barreira no seu início de migração para terras mais quentes. Na noite de 28 para 29 de outubro, um cagarro foi atraído pelas luzes da Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Após a queda e com o empenho da equipa da Biblioteca Municipal, o cagarro foi resgato e liberto na zona da Praia Formosa, permitindo assim a continuação da sua viagem de migração. Para que novas situações destas sejam evitadas, a coordenação da Biblioteca Municipal informou que procederá ao encerramento das luzes exteriores durante a Campanha S.O.S Cagarro.
O Parque Natural de Santa Maria agradece mais um contributo para o sucesso da viagem de migração dos Cagarros. Razão para dizer… Este ano Salva um Cagarro…Faz um amigo!