A última atividade realizada, nos passados dias 25 e 26 de outubro, pela sala “O Cagarro” é talvez a mais emblemática de todas, e são muitas as realizadas ao longo do ano letivo por esta turma do Colégio do Castanheiro. Isto porque se tratou da participação ativa dos miúdos e respetivos pais e encarregados de educação na Campanha SOS Cagarro, uma iniciativa desenvolvida anualmente pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais e que visa alertar as pessoas para a necessidade da preservação de uma espécie protegida que nidifica nos Açores, sendo que esta espécie é tão somente o animal que dá o nome à sala dos nossos filhos. Este ano, a exemplo do que se passou no ano passado, os Cagarrinhos, os seus progenitores, a sua professora e o “Guia” Paulo Garcia, participaram numa Brigada Noturna (debaixo de chuva) onde foi salva uma ave, que foi libertada no dia seguinte de manhã na Praia do Pópulo, juntamente com mais 18 amiguinhos seus, também salvos por outros voluntários na mesma noite.
Além da brigada e da libertação, esta atividade envolveu a participação de pais e mães na pintura das t-shirts personalizadas da nossa sala e na preparação do nosso já afamado lanche a meio da brigada.
Mais do que salvar um cagarro, mais do que a sensibilização sobre esta espécie e seus hábitos, mais do que o despertar da curiosidade de miúdos e graúdos para a preservação da natureza e das espécies protegidas, esta atividade, a exemplo das restantes realizadas ao longo do ano letivo, proporciona o convívio entre pais, filhos, professora e amigos. Devido à disponibilidade dos pais e encarregados de educação, devido à disponibilidade e recetividade da professora Liliana e devido ao gosto que os nossos filhos têm em estar juntos e aprender coisas novas, e de formas diferentes, estes anos vão garantidamente marcar a vida das nossas crianças ao longo do seu “voo”.
Que venham mais atividades, porque ninguém consegue parar este bando de Cagarros!