O Parque Natural de Santa Maria anilhou, perante os olhares curiosos dos alunos, 5 cagarros, na Escola de Ensino Básico de Almagreira, no dia 1 de novembro.
Os cagarros foram socorridos ou entregues por populares ao Clube de Amigos e Defensores do Património Cultural e Natural (CADEP-CN), cujo responsável é docente na referida escola, tendo sido solicitado ao Parque Natural a anilhagem dos animais com a presença das crianças, de maneira a informar e sensibilizar para este método de conservação da natureza, no âmbito da parceria estabelecida entre as duas entidades em prol da Campanha SOS Cagarro.
As cerca de 25 crianças assistiram à obtenção de dados biométricos, nomeadamente pesagem, medição de bico e fémur, bem como colocação da anilha e registo dos dados.
Tendo demonstrado já um amplo conhecimento sobre a espécie e conduta de salvamento, receberam desta feita informações sobre a importância da anilhagem e as informações que se conseguem obter através deste processo.
Os cagarros foram nessa mesma tarde libertos no areal da Praia Formosa, pelas crianças da EB1/JI Almagreira.
Os animais que reúnem melhores condições físicas são anilhados. Este é um processo de colocação de uma “pulseira” na pata da ave, com um código que é posteriormente registado numa base de dados internacional. Este registo permite que, sempre que uma ave anilhada seja resgatada, se possa conhecer um pouco sobre a sua rota migratória, distribuição geográfica, longevidade, entre outras informações.