O Parque Natural de São Jorge, pelo quinto ano consecutivo, realizou a cerimónia de abertura da Campanha SOS Cagarro, promovida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais – Direção Regional dos Assuntos do Mar, no auditório da Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ).
Esta cerimónia foi dirigida, em particular, aos alunos que ingressam pela primeira vez nos cursos da Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) e respetivos formadores, tendo como finalidade a sensibilização para o salvamento de juvenis da espécie protegida, o cagarro (Calonectris diomedea) e para a sua preservação, notando que cerca de 75% dos casais desta espécie nidifica nos Açores e que, em regra, apenas produzem um ovo por ano.
A sessão, que contou com a participação de 80 alunos e professores, iniciou-se com uma apresentação sobre o cagarro (Calonectris diomedea) onde foram expostos assuntos como: o ciclo de vida; as adaptações à vida em alto mar; os resultados da Campanha SOS Cagarro 2012; os sites relacionados com o cagarro, como o site oficial da campanha SOS Cagarro, o SIARAM, entre outros; bem como, a divulgação dos materiais publicados e usados pera Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN) em anos anteriores, como o livro “O Livro do Zeca Garro”, o CD “Madrugada das Cagarras” e o CD “A Minha Amiga Cagarra”.
Após a apresentação foi exibido e explorado o episódio “SOS Cagarro…”, dos Fala Quem Sabe, e efetuada uma demonstração do procedimento mais correto para o salvamento de um cagarro.
Campanhas como estas são uma mais-valia para a Região e um importante passo para a proteção e conservação das espécies e habitats naturais. O Parque Natural apela à importante colaboração de todos!
“Este ano salve um Cagarro. Faça um amigo!”