A “Campanha SOS Cagarro” na ilha do Faial, à semelhança do ano anterior, funciona na Casa do Parque, no Monte da Guia, onde está patente ao público, até ao dia 15 de novembro, a exposição “O Canto de Cagarra, promovida pelo Observatório do Mar dos Açores, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.
A Casa do Parque, além de ponto de partida dos voluntários para as Brigadas Noturnas, é, assim, o local onde se desenrolarão as principais ações relacionadas com a Campanha, nomeadamente a receção, anilhagem e tratamento de aves marinhas, bem como as diversas ações educativas previstas.
No exterior do edifício, foi colocado uma estrutura em madeira, o “Hotel do Cagarro”, com o objetivo de ‘alojar’ os cagarros salvos pela população, no período em que a Casa do Parque se encontra encerrada, em particular à noite.
Assim, os voluntários podem retirar desta estrutura uma caixa de cartão para lá colocar de novo com o cagarro que foi salvo, preenchendo a Ficha de Registo de Salvamento da ave.
O Parque Natural do Faial alerta ainda para a importância de não se depositar mais de uma ave solta no interior do “Hotel” que, todos os dias, é verificado por funcionários do Parque Natural do Faial.