No dia 03 de novembro, o Parque Natural da Graciosa em colaboração com a Escola Básica e Secundária da Graciosa promoveu a constituição da “Brigada S.O.S. Cagarro”. Esta brigada noturna, com a participação de 11 jovens do 7.º ano e um docente, percorreu as ruas e estradas localizadas junto à costa da Freguesia de São Mateus e Freguesia de Santa Cruz, orientados pelos técnicos do Parque Natural, com o objetivo de recolher e salvar cagarros juvenis e sensibilizar os jovens para a conservação da espécie. Desta brigada ressoltou o salvamento de um cagarro juvenil.
Na quarta-feira, dia 5 de novembro, similar Brigada irá percorrer novamente a frente marítima da vila da Praia estando tal iniciativa aberta à colaboração de toda a população. O ponto de encontro será pelas 19h30 no lugar da Rochela, junto à entrada do porto comercial.
No âmbito da atual campanha S.O.S Cagarro importa igualmente realçar a exposição “Madrugada dos Cagarros” que a Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Graciosa tem patente ao público na sua sede durante todo o mês de novembro. É um trabalho da responsabilidade de Paulo Henrique Silva e de António Félix Flores Rodrigues, e que trata a ambiência na qual os cagarros nidificam, proporcionando ao visitante o conhecimento do ciclo de vida da espécie.