De 15 de outubro a 15 novembro decorrerá a 23ª campanha SOS Cagarro, em todas as ilhas dos Açores. Esta iniciativa é coordenada e dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Azorina, S.A., sendo operacionalizada pelos Parques Naturais de Ilha. Estas entidades vêm incentivar a participação ativa das muitas entidades e organizações locais e da população de todas as ilhas, que desde há vários anos têm contribuído de forma preciosa e decisiva para que a Campanha SOS Cagarro seja um autêntico exemplo de sucesso de participação cívica no âmbito da conservação da natureza.
Os Açores acolhem, todos os anos, quase duzentos mil casais de cagarros que procuram as nossas ilhas para se reproduzir. Ou seja, aqui estará cerca de 75 % da população mundial da sub-espécie Calonectris diomedea borealis e 60-65 % da população mundial da espécie Calonectris diomedea. Assim, torna-se crucial a proteção e conservação desta espécie nas nossas ilhas. Para além dos Açores, estas aves nidificam também no Arquipélago da Madeira e Canárias.
Os cagarros começam a reproduzir-se, em média, com 8 ou 9 anos de idade e têm uma postura de apenas um ovo por ano, sem possibilidade de efetuar postura de substituição no caso de fracasso durante a incubação ou período de alimentação da cria. Durante os meses de outubro e novembro, os juvenis começam a abandonar os ninhos e ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento.
Pretende-se que a Campanha SOS Cagarro se assuma também como uma atividade participativa de ecoturismo, promovendo a sua sustentabilidade e a promoção da Região, através de ações inclusivas de conservação ambiental. Convidam-se assim todos os agentes turísticos da Região a divulgarem esta campanha junto do seu público-alvo, permitindo assim que os turistas possam participar ativamente nesta campanha e assim contribuírem ativamente para a proteção da ave marinha mais emblemáticas dos Açores.
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apela à participação de todos, para que, à semelhança dos anos anteriores, a campanha SOS Cagarro 2014 seja um sucesso.