Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, com o objetivo de incentivar e sensibilizar as crianças, adolescentes e os jovens para a conservação do Cagarro, o Parque Natural do Corvo, com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, realizou - no Centro de Interpretação Ambiental - sessões de sensibilização ambiental para o público escolar (Creche Jardim de Infância “Planeta Azul” e Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira). As atividades dirigiram-se, à Pré-primária, às turmas do 1º, 2º e 3ºciclos e, este ano pela primeira vez, os alunos do ensino secundário, mais concretamente do 10º e 11º ano, acompanhados pelos respetivos docentes.
Durante as sessões foram projetados diversos vídeos temáticos, tendo em atenção a faixa etária a que se dirigiam.
A tónica das sessões recaiu sobre os procedimentos que se devem verificar perante uma ação de resgate e salvamento, simulando uma situação real. A ação mereceu a atenção, quer dos alunos, quer dos docentes
Ao longo da sessão, foi proporcionado aos mais pequenos, a realização do jogo ”Quantos queres?”, disputado com grande entusiasmo por todos.
Foram também distribuídos diversos exemplares, do “Cubo SOS Cagarro”, indicando-se aos docentes, que este e outros recursos pedagógicos estão disponíveis na página da internet da campanha.
As apresentações multimédia abordaram temáticas tão diversas, como: caraterísticas ao nível da morfologia e da biologia, ciclo de vida, e particularidades da espécie. Foram também relembrados os objetivos inerentes à implementação desta Campanha do Governo dos Açores, que é dinamizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros institucionais os Parques Naturais de Ilha e a Azorina, S.A.. Destacou-se a importância dos parceiros, que têm contribuído de forma valiosa para o sucesso desta Campanha.
Mais uma vez, se apelou à participação dos voluntários nas brigadas de salvamento de cagarros juvenis, sem os quais não será possível alcançar o sucesso da campanha.
Por último, apresentou-se de forma detalhada o programa das atividades a realizar pelo Parque Natural, ao longo da Campanha que agora se inicia.