A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, em parceria com o Parque Natural da Ilha de São Miguel, organizou, no dia 28 de outubro, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, uma sessão de esclarecimento sobre a Campanha SOS Cagarro, a que se seguiu a formação de brigadas de salvamento de cagarros, que percorreram as vias litoral do Concelho.
Na sessão de esclarecimento, os presentes puderam observar um video explicativo da campanha e do ciclo de vida dos cagarros, seguido de uma demonstração sobre como agir no caso de se encontrarem cagarros desorientados.
A campanha SOS Cagarro decorre até 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua migração oceânica. Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite nas nossas ilhas, são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas e de automóveis. Perante estes focos luminosos, as aves desorientam-se e caem nas estradas, campos, casas, etc., ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos, que podem, em alguns casos, causar a sua morte.
Para esclarecimento de dúvidas, deve contatar-se o Parque
Natural da Ilha de São Miguel, consultar a página da internet soscagarro.azores.gov.pt, ou enviar mensagem para [email protected].