No âmbito do Projeto "Limpar Portugal", em conjugação com o ECOFREGUESIAS, decorreu uma iniciativa de voluntariado organizada pela Junta de Freguesia do Capelo, na ilha do Faial, contando com a presença de cerca de duas dezenas de cidadãos.
Foram recolhidas centenas de quilos de resíduos, através da participação de voluntários, conscientes da importância da preservação ambiental da sua ilha e, como tal, contribuindo ativamente na sua limpeza.
João Bettencourt, diretor regional do Ambiente, participou nesta iniciativa e constatou a motivação dos voluntários e a importância das Freguesias para a melhoria da qualidade ambiental dos Açores.
"Verificamos que, desde a implementação do Projeto ECOFREGUESIAS, as nossas ilhas encontram-se mais limpas e as pessoas mais conscientes da importância de encaminharem os resíduos para os destinos adequados. Estamos na 3a edição do projeto e o balanço e bastante positivo, como se pode verificar no terreno, em que, comparativamente com 2010 (primeira edição do ECOFREGUESIAS), recolheu-se menor quantidade de lixo e encontraram-se menos espaços que, anteriormente, serviam para deposito ilegal de resíduos. E com enorme satisfação que constato que os objetivos traçados na implementação deste projeto estão a ser atingidos e que a adesão das Juntas de Freguesia tem sido cada vez maior levando a cabo um trabalho fundamental na promoção de boas praticas ambientais e, assim, contribuindo para a promoção da Cidadania e desenvolvimento sustentável da nossa Região". Foram alguns dos comentários de João Bettencourt, proferidos no local.