O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, durante uma vista ao Centro de Processamento de Resíduos do Corvo, que esta infraestrutura está a apta a entrar em funcionamento no próximo mês, após a colocação da nova cobertura metálica.
“Estão agora a ser ultimados os trabalhos de eletrificação”, afirmou Luís Neto Viveiros, acrescentando que se pode “perspetivar que, durante o mês de outubro, estas instalações possam entrar em funcionamento”.
Este centro, segundo o Secretário Regional, vai receber e proceder à separação dos resíduos da ilha do Corvo, que depois “serão expedidos para a vizinha ilha das Flores para serem devidamente acondicionados e retirados da Região”.
A cobertura metálica deste centro foi parcialmente destruída em 2013 devido a condições climatéricas adversas ocorridas em três meses distintos, tendo-se procedido à elaboração de um novo projeto de engenharia para a sua recuperação.
A empreitada de substituição foi adjudicada e consignada este ano por cerca de 80 mil euros, tendo a estrutura metálica da cobertura do Centro de Processamento de Resíduos do Corvo, que teve que ser executada fora da Região e transportada por via marítima para os Açores, sido montada localmente.
Na sequência da reposição desta cobertura, será iniciado o procedimento para adjudicação da empreitada de selagem do atual aterro do Corvo, com transformação em aterro para resíduos de construção e demolição (RCD).
O procedimento de concurso destinado à adjudicação da empreitada está ser preparado e deve ser concluído antes do final deste ano, prevendo-se que a obra tenha início no primeiro trimestre de 2015.