A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foi promovida na ilha do Corvo, através de diversas atividades promovidas pelo Parque Natural de Ilha em parceria com a Direção Regional do Ambiente e a Escola BS Mouzinho da Silveira.
Foram realizadas ações de sensibilização através da entrega de um Bloco de Compras e do autocolante “Publicidade não endereçada”, junto da Padaria do Corvo e no supermercado – Loja JMC, apelando à população da ilha a reduzirem a produção de resíduos, através da elaboração de uma “lista de compras”, por forma a evitar desperdícios alimentares, evitando assim a compra de produtos inúteis e pela colocação do autocolante na caixa do correio, impedindo assim publicidade não desejada.
Por sua vez, foi dinamizada uma atividade conjunta com alunos do 2º ciclo e professores da Escola BS Mouzinho da Silveira, consistindo na recolha de pilhas junto de instituições e comércio local. Procedendo, em simultâneo à distribuição e/ou substituição de 10 pilhões, fazendo sensibilização para a separação de resíduos e para a possibilidade de optarem pela utilização de pilhas recarregáveis, estando desta forma a contribuir para a conservação ambiental.
Neste âmbito, todas as residências Corvinas foram contempladas pela entrega de um folheto, elaborado pelo Parque Natural de ilha, com “Ideias Para Reduzir o Desperdício no Dia-a-Dia”.
Foi ainda contemplada a “Gestão dos Resíduos Hospitalares”, junto do pessoal clínico e auxiliar da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo (USIC), através da apresentação de um PowerPoint temático: “Boas práticas de gestão de resíduos – Setor Empresarial e de pequeno vídeo designado: “Resíduos Hospitalares”, visando a implementação de novas práticas e do aperfeiçoamento de alguns procedimentos, quer ao nível da gestão dos Resíduos Hospitalares, quer ao nível do acondicionamento e exportação dos resíduos.
Esta semana encerrou com a entrega do folheto “Resíduos de Explorações Agrícolas", distribuído a todos agricultores membros da Associação Agrícola do Corvo, visando sensibilizar esta classe empresarial, enquanto produtor de resíduos, pela importância de promover a reciclagem nas suas explorações agrícolas, esclarecendo qual o melhor encaminhamento a dar aos resíduos produzidos, através da indicação dos locais adequados para a receção dos mesmos.