A Direção Regional do Ambiente realizou, no passado dia 16 em Ponta Delgada, uma sessão de esclarecimento sobre sacos de plástico.
A iniciativa foi proposta e organizada pela Câmara do Comércio e Industria de Ponta Delgada e teve como objetivo esclarecer as dúvidas sobre a aplicação do diploma que cria medidas para a redução do consumo de sacos de plástico.
A partir do dia 1 de abril, as grandes superfícies comerciais estão obrigadas à cobrança de uma taxa de quatro cêntimos por cada saco distribuído ao consumidor, sendo a medida generalizada aos restantes estabelecimentos do comércio a retalho a 1 de abril de 2017.
O diploma proíbe ainda a inserção de publicidade nos sacos de plástico leves, com exceção do logótipo ou denominação do estabelecimento. Os sacos de plástico que contenham publicidade, logótipo ou denominação têm obrigatoriamente de inserir mensagens de sensibilização.
Com estas medidas pretende-se a redução da quantidade destes resíduos na nossa Região através da mudança de hábitos, motivando para a utilização de alternativas mais sustentáveis para o transporte das compras.