Os resíduos alimentares são motivo de grande preocupação na Europa e nos Açores. Estima-se que, anualmente, se desperdiçam na União Europeia cerca de 100 milhões de toneladas de alimentos. Há perdas ou desperdícios ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar: na exploração agrícola, na transformação, no fabrico, nas lojas, nos restaurantes e nas habitações. A redução de resíduos também exige mudanças no comportamento dos consumidores açorianos.
Considerado o presente ano nacional do combate ao desperdício alimentar, a Direção Regional do Ambiente, através a Escola de Formação Turística e Hoteleira, proporciona ao setor da restauração dos Açores a ministração de 3 workshops com os objetivos de transmitir técnicas e receitas de aproveitamento de sobras de alimentos, evitar desperdícios alimentares na cozinha de um restaurante e aplicar do menu dose certa.
Está prevista a realização dos workshops nos seguintes locais e horários:
- Ilha do Faial: Cozinha Comunitária da Junta de Freguesia da Conceição, 12/09/2016 pelas 15h00
- Ilha do Pico: Cozinha do Posto de Turismo do Município da Madalena, 13/09/2016 pelas 15h00
- Ilha de São Miguel: Instalações da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, 19/09/2016 pelas 15h30
Neste sentido, solicita-se a divulgação da presente oferta formativa pelos vossos colaboradores e associados. As pré-inscrições podem ser realizadas, até ao próximo dia 7 de setembro de 2016, no seguinte endereço http://servicos-sraa.azores.gov.pt/doit/ (após log in no site seguir para área DRA -> área dos resíduos -> formulário Ações de sensibilização sobre Prevenção de Resíduos)
Clique aqui para aceder ao cartaz de divulgação dos wokshops