Objetivos
O curso tem como principal objetivo a apresentação de conceitos modernos e conhecimentos atualizados sobre os aspetos teóricos e práticos das intervenções em edifícios históricos, a serem ministrados por técnicos e investigadores de reconhecida competência e com longa experiência nestas matérias.
O curso tratará de temas relacionados com a deterioração e conservação de materiais e estruturas, focando as situações mais correntes nas construções em geral e os aspetos específicos de intervenção em património histórico.
Destinatários
O curso destina-se a quadros/técnicos de instituições, empresas, ou outros organismos, que estejam, tenham estado ou prevejam vir a estar, diretamente envolvidos em atividades relacionadas com a conservação de edifícios históricos. Os interessados serão sujeitos a uma fase preliminar de seleção, para a qual se deverão candidatar.
Metodologia do curso
O curso será composto por dois períodos diários de lecionação, presencial ou por teleconferência a partir do LNEC em Lisboa. O 5º dia (sexta-feira) destina-se à apresentação dos trabalhos elaborados pelos formandos tendo por base o tema proposto por cada um no ato de candidatura, tendo cada formando 15 minutos para fazer a sua apresentação em formato Power Point. No final de cada dia haverá um período tutorial para apoio aos formandos na preparação e desenvolvimento das suas apresentações.
As apresentações poderão incidir sobre os mais variados aspetos relacionados com a temática do curso, podendo basear-se em trabalhos, projetos, estudos, intervenções, pesquisas ou casos concretos, em curso, já ocorridos ou ainda previstos. O tema inicial será progressivamente desenvolvido e melhorado, se necessário, durante o processo de aprendizagem e, sobretudo, no período tutorial previsto no final de cada dia.
Folheto do curso (atualizado em 14-08-2015)