Enquadramento
A Qualidade na Construção assume-se como um desiderato fundamental para os principais stakeholders do setor, designadamente empresas de construção e de fiscalização, investidores (clientes públicos e particulares) e sociedade em geral (utilizadores do espaço edificado e infraestruturas construídas).
A garantia da qualidade intrínseca das empreitadas, o cumprimento dos prazos de execução, o incremento da produtividade e a minimização dos custos da “não qualidade”, contribuem decisivamente para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento profissional e humano dos seus colaboradores.
A qualidade na construção é também condição necessária para a satisfação dos clientes, dando-lhes a garantia e a prova de que as obras são construídas em conformidade com procedimentos pré-estabelecidos, respeitando-se as especificações de projeto e cumprindo-se normas e regulamentos aplicáveis, e que os prazos estabelecidos são rigorosamente cumpridos.
Atendendo a que o conceito da Qualidade está presente em todas as áreas da construção, interessando a todos os intervenientes, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considera oportuno promover um curso de formação teórico/prático neste domínio.
Objetivos Gerais
Pretende-se que no final do curso os formandos saibam relacionar os conceitos “controlo da qualidade” e “gestão da qualidade” nas organizações.
O curso destina-se a engenheiros civis e outros técnicos de empresas construtoras, projetistas e de fiscalização que pretendam atualizar os seus conhecimentos nesta área. Destina-se também ao pessoal técnico de organismos públicos da administração rodoviária e urbana, de âmbito regional e municipal.
Folheto do curso