Enquadramento
Um dos grandes desafios que se colocam ao Desenvolvimento Sustentável é o impacto do ambiente construído. É essencial que a sociedade entenda a importância da alteração dos seus padrões de vida, da discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, da redução dos desperdícios e do consumo de recursos, do reaproveitamento, da reciclagem e da adoção de políticas económicas e sociais que promovam a sustentabilidade.
Um dos sectores considerado com maior impacte ambiental é a Construção, uma vez que consome enormes quantidades de materiais, matérias-primas e energia, sendo uma grande parte não renovável, e é um produtor significativo de gases nocivos. Assistimos também a uma saturação do mercado com a construção nova e desertificação dos centros urbanos com a consequente degradação das habitações.
A inversão deste cenário, com a crescente valorização da reabilitação urbana, que se começa a sentir, ainda que timidamente, exige conhecimento técnico e estratégico, com domínio das ferramentas de apoio ao projeto e ao planeamento, mas também das grandes linhas orientadoras e dos mais recentes desenvolvimentos internacionais, em particular na Europa.
Este conhecimento abrangente só será eficaz e útil se tiver uma tradução e reflexão locais, tendo em consideração a realidade económica, social e urbana, mas também as exigências climáticas, a especificidade do setor da construção e os materiais locais, ou seja, em termos latos, a cultura local.
Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.
Objetivos
Dotar os participantes de competências que lhes permitam uma atuação técnica e de gestão fundamentada no domínio da construção sustentável, com capacidade para usar ferramentas de apoio e avaliação de projeto, comparar soluções, selecionar materiais de construção, etc
Folheto do evento
Ficha de inscrição