principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Criatividade e Inovação - Ano Europeu 2009
   

<<< Voltar atrás

 

 

Jovens Talentos dos Açores

Beatriz Teves Oliveira

Licenciada em Dança, pela Escola Superior de Dança de Lisboa, frequentou o Curso de Dança Moderna - em Amsterdance Hogeschool Voor de kunsten, em Amsterdam (2005/2006), e foi aluna na Fonty´s Dance Academy em Tilburg, Holanda, em 2004.

Natural dos Açores, iniciou a sua prática em “Dança Clássica”, com Ana Cymbron. Frequentou, em Portugal e no estrangeiro, diversos programas de formação em Dança, sendo de destacar os de “Dança Contemporânea”, com Margarida Bettencourt (Lisboa); “Alexander Technique e Somatic Movement”, com Jacques Van Eidjen (Amsterdam); “Body-Mind Centering”, com Sarita Behara (Paris) e “Contacto Improvisação”, com Teresa Moragas e Urs Strauffer (Barcelona).

Em 2006/2007 leccionou “Dança Criativa” na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) e “Improvisação em Dança” no Chapitô (Lisboa). Em Julho de 2007 organizou um workshop com apresentaçao de espectáculo final intitulado “Dança...Livremente”, no Teatro Micaelense, (São Miguel - Açores), tendo este sido para alunos de varias faixas etárias e níveis de experiência. Em Novembro do mesmo ano, leccionou “Improvisação em Dança” no Teatro Ribeiragrandense para alunos de Teatro.

Mais recentemente realizou um estágio, em Barcelona, na Escola de Dança “Area, Espai de Dansa i Creació” onde aprofundou os seus conhecimentos nas áreas de Contacto Improvisação e Body-Mind Centering.

Actualmente está a desenvolver o Projecto “Açores em Dança”, apoiado pelo Governo Regional dos Açores – Direcção Regional da Cultura, que consiste na realização de um workshop de dança, com a duração de uma semana, em cada uma das ilhas dos Açores.

Beatriz Teves Oliveira
www.beatriztevesoliveira.blogspot.com

 

 

Rodolfo Botelho Vieira

Natural da Ribeira Grande – Açores, Rodolfo Vieira iniciou os estudos musicais  na Academia de Música da Ribeira Grande e mais tarde o violino com o prof. Grigory Spektor no Conservatório Regional de Ponta Delgada, concluindo com a professora Jane Antoniuk o 8º grau.

Realizou a sua licenciatura em violino na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Prof. Aníbal Lima, em Lisboa e o Mestrado e o Certificado em Performance na Northwestern University of Chicago com o professor Gerardo Ribeiro.

Como solista Rodolfo apresentou-se com Orquestra de Estudantes de Northwestern University, Chicago, Orquestra da Escola Profissional de Musica de Espinho, Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

 O solo ou junto com os irmãos forma o grupo Botelho Vieira  e tem actuado em Portugal, Espanha, Suiça e Estados Unidos, e recentemente no Charles MosisianTheatre da Harvard University (Boston Portuguese Festival). e Brown Universiy (Providence).

Rodolfo foi laureado nos concursos Prémio Jovens Músicos, Júlio Cardona, Cliff Dwellers (Chicago), finalista do concerto competition na Northwestern Univertsity e vencedor do concurso de música de câmara da Meadowmount School of Music (Nova Iorque) 4 anos consecutivos.

Foi concertino no concerto do Conservatory Project no Kennedy Center em Washington, onde foi o representante da sua Universidade entre 14 jovens selecionados de várias universidades dos Estados Unidos. Foi concertino da Latin Music Festival, concertino da Tutti Orchestra of Chicago, concertino-assistente da Civic Orchestra of Chicago (Orquestra de jovens da Sinfónica de Chicago) onde teve o privilégio de trabalhar com os maestros Bernard Haitink, Pierre Boulez e Cliff Colnet. Foi suplente das orquestras New World Symphony, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Pedro Alvares Cabral, Orquestra Jovens da Europa.

Rodolfo participou no Lucerne Music Academy Festival na Suíça sob orientação do maestro Pierre Boulez, onde teve oportunidade de tocar em masterclasses para os solistas do Ensemble Intercontemporain, participou no festival Meadowmount School of Music onde foi também professor assistente do Prof. Gerardo Ribeiro, e engenheiro de som, no festival Musicatlantico nos Açores, no Latin Music Festival em Chicago.  Estreou obras da América latina e apresentou-se em musica de câmara na WFMT, rádio clássica de Chicago, tocou para RTP-Açores, RDP2, RDP-A (Manhãs de Sábado).

Participou em masterclasses com Gerardo Ribeiro, Anibal Lima, Ruggiero Ricci e Sergey Kravchenko, e em música de câmara para o Meadowmount String Trio, Guarnery String Quartet, membros do Vermeer String Quartet, Gerardo Ribeiro, Hans Jensen e Patricia McCarty.

Presentemente está a concluir o seu Doutoramento na Northwestern University onde combina os seus interesses em actuação e tecnologia da música, tendo como supervisores Prof. Gerardo Ribeiro em violino, e, Peter Webster e Chris Mercer em tecnologia da música, e onde tem servido de assistente ao Prof. Gerardo Ribeiro.

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal