O Governo dos Açores assinala, a 18 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes com a realização de uma iniciativa que visa promover o diálogo, o convívio e a partilha de vivências entre a comunidade açoriana e os migrantes, através da divulgação da diversidade cultural existente no arquipélago.
As comemorações, que decorrem pelas 20h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, incluem a conferência ‘270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina’, proferida por Sérgio Luiz Ferreira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina.
Para além desta palestra, o programa da iniciativa inclui ainda atuações musicais do açoriano Rafael Carvalho, do artista Pingo Grapiuna, imigrante do Brasil e residente nos Açores há cerca de 10 anos, e de Jaime Goth, que emigrou de Cabo Verde em 1975, além de um momento de convívio e de partilha intercultural entre todos os presentes.
Estas comemorações, organizadas pela Direção Regional das Comunidades em parceria com a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores e com a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, estão inseridas na política do Governo do Açores de promoção da interculturalidade e de preservação da identidade cultural, fomentando uma melhor integração dos migrantes na sociedade, sensibilizando-a para o reconhecimento dos direitos, liberdades e garantias destes cidadãos.
Em 2017 residiam nos Açores, de acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 3.476 cidadãos estrangeiros, de 87 nacionalidades.
Proclamado em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional dos Migrantes tem como objetivo a sensibilização da comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.