principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Gravataí, Brasil , 5 de Dezembro de 2018

Açorianos de todo o mundo devem unir-se e tomar consciência de que são um ‘Povo único’, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas apelou hoje, em Gravataí, no Brasil, para que todos os Açorianos se unam, tomando consciência de que são um Povo único e da sua força no mundo.

 

“É o momento de reconhecermos como Açorianos tanto os que nasceram nos Açores, como os que não nasceram nos Açores, mas que lá vivem, bem como os que não nasceram nos Açores, nem lá vivem, mas que assumem a sua raiz” afirmou Rui Bettencourt na sessão de abertura da XXI Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, sublinhando o “sentimento de pertença a uma cultura e a uma identidade” que todos os Açorianos partilham.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, “a condição de Açoriano não se perde se não habitarmos o arquipélago”, mas “acrescenta novas dimensões e dá nova força àquilo que somos”.

 

“Vejam no que podem os Açores tornar-se se todo este Povo, em todo o Mundo, com a força que pode e deve ter, agir pelos Açores e se implicar nas escolhas que colocam os Açores num projeto de progresso”, frisou.

 

Na sua intervenção, Rui Bettencourt considerou ser necessário saber envolver os Açorianos no desenvolvimento da Região, “a começar pelos jovens”, realçando a importância de juntar “uma forte participação na construção do futuro dos Açores” aos 600 anos de história do arquipélago.

 

“É com uma ação abrangente, inclusiva, dinâmica, junto das diferentes gerações, mas implicando em particular e fortemente os jovens, conciliando a tradição com a atualidade, que conseguiremos dar sentido ao que significam os Açores: nove ilhas e várias décimas ilhas pelo mundo inteiro, sempre com uma realidade fundeada na nossa história e na nossa geografia do arquipélago”, afirmou o Secretário Regional.

 

Rui Bettencourt desafiou os jovens para que “façam mais e melhor”, sempre orgulhosos das suas raízes, moldando a diáspora e “valorizando o património que lhes foi deixado por todos aqueles que os antecederam”, salientando a relevância do associativismo comunitário ser “um espaço de participação dos mais jovens” para que a diáspora perdure.

 

O governante reconheceu ainda o “trabalho meritório” que as Casas dos Açores desenvolvem na promoção dos Açores e na valorização do Povo Açoriano, considerando que o encontro que decorre no Rio Grande do Sul, a 9.000 quilómetros dos Açores, é “um ato de afirmação, legítima e responsável do Povo Açoriano”.

 

“As Casa dos Açores são fundamentais, pois contribuem para o fortalecimento das relações entre as comunidades açorianas emigradas e as ilhas onde mergulham as suas raízes e são polos dinamizadores da promoção da identidade açoriana espalhada pelo mundo”, frisou Rui Bettencourt.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:  
2018.12.05-SRAPRE-XXI_AssembleiaGeralCasasAçores(1).mp3 2018.12.05-SRAPRE-XXI_AssembleiaGeralCasasAçores(2).mp3 2018.12.05-SRAPRE-XXI_AssembleiaGeralCasasAçores(3).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal